O meu top de anime 2019

The Promised Neverland

3. The Promised Neverland

E se fossem criados num orfanato desde a nascença. Bem tratados por uma simpática e carinhosa “mãe” adoptiva, alimentados, com um tecto em cima, educados e tudo o mais mas um dia descobrissem que todo esse tratamento escondia um segredo profundamente macabro e os vossos dias estavam contados desde a nascença?

Esta é a premissa deste Promised Neverland e deixem-me dizer-vos que a tensão gerada por esta série é de cortar à faca e profundamente deliciosa. Estamos então diante de uma batalha de intelectos entre a “mãe” e as crianças que descobriram o segredo. Ela quer descobrir quem foi a criança que descobriu o que não devia e as crianças querem evitar isso e quiçá fugir para a salvação. Será que conseguem? Será que são apanhados? Mas o mundo lá fora não é necessariamente aquele que nós o conhecemos e pode não ser de todo o paraíso que se imagina. É esta a tensão que alimenta aquela que se espera ser apenas a primeira temporada desta série e o trabalho aqui apresentado é impossível de não recomendar.

É-me difícil explicar sem estragar a história o porquê desta série ser tão digna de recomendar. Trata-se de um belo exemplar de um thriller onde a tensão entre os bons e os maus e os planos de uns e de outros para tentarem superar intelectualmente a outra parte. Os três personagens principais, as três crianças que descobrem o segredo e que trabalham em conjunto para escapar ao seu destino, está sempre no fio da navalha e a série é exímia em manter a audiência em antecipação. Seja pela excelente sonoplastia nas cenas mais tensas seja na escolha de visuais tocando por vezes no surrealismo para nos colocar no papel dos personagens principais e fazer sentir o medo que eles possuem de ser descobertos.

Uma espécie de prison break com crianças numa distopia distante seria a minha descrição para esta 3ª entrada na minha lista.

Weathering with You/Tenki no Ko (O Tempo Contigo)

2. Weathering with You/Tenki no Ko (O Tempo Contigo)

Do realizador Makoto Shinkai que nos trouxe títulos como o criticamente aclamado Your Name/Kimi no na wa, de Garden of Words ou 5cm Per Second temos a sua mais recente obra que conta a história de uma rapariga que tem o poder de fazer a chuva parar.

Visualmente brilhante como todas as obras deste realizador e seguindo nas passadas do filme anterior temos excelente caracterização e um tom ligeiro que tornam estes filmes acessíveis a massas de uma forma que poucos exemplares do género conseguem.

Tal como em Your Name a banda sonora está a cargo da banda RADWIMPS que nos presenteia com um conjunto de músicas que eleva os momentos mais emocionais do filme, a animação tem uma qualidade inigualável e que está ao nível de um estúdio Ghibli ou até acima desse patamar dependendo de quem avalia e a quais critérios dá mais importância.

Your Name merecia um Óscar ou outro tipo de reconhecimento ao mais alto nível. Esse filme foi uma obra prima e a culminação de todo o trabalho de mais de uma década do realizador a aprimorar a sua arte e a corrigir as falhas que demonstrava em obras como 5cm per second.

Weathering with You é mais do mesmo e é sem sombra de dúvida digno de ser visto por um número ainda maior de pessoas. Tal como Your Name é o tipo de filme de animação que qualquer pessoa pode apreciar independentemente de ser apreciador do meio ou não. É um produto digno de ser apreciado por massas e conseguiu, na minha opinião, atingir as altas expectativas deixadas pelo filme anterior.

Mas, e há sempre um mas, tem uma falha enorme que o faz não ter o brilhantismo do seu antecessor: tal como disse antes Weathering with You é mais do mesmo. É tão bom como Your Name em todo os aspectos técnicos e até se dá ao luxo de piscar os olhos aos adeptos de filmes anteriores do autor mas precisamente por ser tão idêntico visualmente e nos temas abordados não se consegue elevar para além do filme que o precedeu e vive na sua sombra sem se conseguir distinguir.

Eu cheguei a ponderar dar o primeiro lugar da lista a este filme mas a verdade é que não lhe consigo perdoar as suas falhas. Tive o prazer de o ver no cinema numa das melhores projecções que vi em toda a minha vida e numa sessão dupla com o Your Name e é sem sombra de dúvida uma experiência ímpar. Mas ver ambos os filmes em sequência só serviu ainda mais para sobressair o quão semelhantes ambos os filmes são e honestamente o original é ligeiramente melhor.

Na ânsia de repetir o que funcionou tão bem faltou o risco de tentar algo novo deixando um resultado que é apenas bom e não excelente e por isso fica no 2º lugar da lista enquanto primeiro vai para…

Continuar a ler »