5cm per Second

5cm per Second

5cm per Second

Touno Takaki e Shinohara Akari eram colegas na escola primaria mas no fim do ciclo os pais dela fizeram-na ir para uma escola diferente. Apesar dos sentimentos que tinham um pelo outro perderam o contacto entre eles e os ano passaram. Um dia, Takaki visita Akari debaixo da neve pesada. Este filme é uma colecção de três historias: o episódio 1, “Okasho”, mostra o dia da sua reunião. O episódio 2, “Cosmonaut”, é a historia de Takaki depois da reunião vista por uma terceira pessoa. O ultimo episódio, “Byosoku 5 centimeter”, mostra a situação através dos pontos de vista de ambos os protagonistas.

5cm per Second conta-nos a historia de Touno Takaki e Shonohara Akari e como ambos se afastaram ao longo dos anos numa historia que, pelo menos para mim, é bastante competente em deixar o espectador com o coração apertado.

Nota: considerando o quão curto é o filme, com apenas 1 hora no total, é difícil falar dele sem tocar em pontos importantes da historia pelo que fica o aviso: este artigo pode conter detalhes importantes da historia.

Certamente um dos pontos fortes do filme são os seus visuais com os fundos e as paisagens a serem simplesmente avassaladoras pela sua beleza e pelos detalhes. Toda a animação é de facto brilhante neste trabalho de Makoto Shinkai desde as pétalas de cerejeira a caírem no inicio até ás luzes da noite de Tóquio e sem esquecer o céu nocturno cheio de estrelas de Tanegashima. 5cm per Second brinda-nos com uma festa para os nossos olhos virtualmente sem rival e digno de ser visto convenientemente numa sala de cinema ou pelo menos num ecrã grande em 1080p numa sala com as luzes apagadas.

A historia é também ela digna de menção pela sua qualidade ao mostrar-nos a historia de um rapaz, Takaki, que ao longo dos anos se deixou perder mais e mais numa relação que nunca o foi até que a sua vida é totalmente consumida por esse facto. Do outro lado podemos vislumbrar parte da vida do outro lado da relação, do lado de Akari, que mostra como as memorias de infância são para serem recordadas com carinho não deixando que as mesmas nos consumam. Pelo meio vemos também como a indecisão de Takaki causa dor em outros também com a historia de Kanae, uma colega que se apaixona por ele mas que nunca revela esses sentimentos muito por ser perfeitamente transparente que o coração dele está noutro local longe e inalcançável.

5cm per Second não é uma historia feliz apesar de ter os seus momentos mas sim uma historia que afecta o espectador pelo realismo que mostra. Ao contrario do típico cliché em que um par de pessoas apaixonadas entre si vivem felizes para sempre temos alguém consumido por algo inalcançável, alguém que durante anos espera por uma relação que, com cada segundo que passa, está mais distante e impossível de obter. A historia no fundo mostra-nos como as duas personagens, separadas fisicamente por força das circunstancias, vêm a sua relação afastar-se também ano após anos, a 5 cm por segundo.

Veredicto: Simplesmente indispensável para qualquer pessoa que goste de animação.

  • 5cm per Second
  • Touno Takaki
  • Shinohara Akari
  • Sumida Kanae

5cm per Second encontra-se editado em DVD no Japão e na america do Norte e tem edição prevista na Europa para março de 2010. 5cm per Second @ TV Wall