Animusic – Episódio 3


Bem vindos então à terceira desta primeira série de vídeos onde tenho falado de musica associada à animação japonesa. Nesta edição a grande generalidade das musicas vão bastante para trás chegando até aos longínquos anos da década de 80 por isso tomem atenção.

ENOZ featuring HARUHI – God knows…

Comecemos logo pela inesquecível Melancolia de Suzumiya Haruhi: esta God Knows… por Hirano Aya tornou-se famosa ao ser cantada pela protagonista num dos episódios deste influente anime. God Knows é sem sombra de duvida uma grande musica porém não é a única a marcar com por exemplo Lost My Music, que a acompanha no mesmo episódio, a lutar taco a taco pela luz da ribalta.

Mr. Big – Shine

Passemos então para algo muito mais ocidental como é o caso deste Shine de Mr. Big com que a primeira malfadada adaptação de Hellsing ao pequeno ecrã nos brindou. O anime pode ter sido relativamente desapontante, uma constante do estúdio de animação responsável Gonzo que o levou praticamente à falência, mas a verdade é que a banda sonora que dai saiu não era nada de se deitar fora e para além deste single que acompanhava o final de cada episódio também a musica de entrada, Logos Naki World, é digna de menção.

Oasis – Falling Down

E agora algo que me deixou seriamente atordoado na altura: Falling Down dos britânicos Oasis é a musica que se segue nesta lista. Não é propriamente do Japão mas entra na lista por ter sido a musica de entrada de Eden of the East em 2009, uma série que prometia bastante mas que soube a pouco dados os escassos 13 episódios que a compuseram. Felizmente a historia continua ainda com 1 filme já editado e o outro acabado de sair dos cinemas mas para já fica a musica.

Tsuneo Imahori – Ht

Continuemos então com esta pequena peça instrumental que marcou o inicio de cada episódio daquele que é um dos meus animes favoritos de sempre. Falo de Trigun, a série de 1998 com um look muito ao estilo Mad Max e que deve ver um novo filme editado este ano para grande satisfação minha e de muitos outros que como eu acompanharam as peripécias de Vash The Stampede.

Dale Schacker – Main Title (Full Version)

Mas andemos mais para trás ainda, para os idos de 1987. Esta série com uma idade equiparável à minha marcou a minha infância e a de muitos outros e este tema de Dale Schacker não podia ficar esquecido nem que fosse apenas pela nostalgia.

Seatbelts – Gotta knock a little harder

Yoko Kanno é um nome que quem segue isto há uns anos certamente já conhece e Cowboy Bebop é sem sombra de duvida um anime que marcou não só quem o viu como também toda a industria. Cowboy Bebop marcou também pela sua simplesmente fantástica banda sonora e este Gotta Knock A Little Harder dos Seatbelts, a banda de Yoko Kanno, é sem sombra de duvida uma musica de muitas numa banda sonora inesquecível para uma série essencial para qualquer adepto do género. Esta musica em particular faz parte da banda sonora do filme de 2001 que complementa a série, também ele com uma banda sonora simplesmente brilhante.

E desta vez é tudo, fiquem atentos para mais episódios deste animusic nos próximos tempos com ainda mais musica vinda do outro lado do globo. Vemos-nos por aqui.