Introduza o termo a pesquisar e clique Enter.

Dia do Orgulho Geek

Mai 11 25

Escrito por Luis Nabais @ 25/05/11 22:05 | 8 Comentários »

Hoje dia 25 de Maio marca uma data importante. Não, não estou a falar do igualmente importante Dia da Toalha ou do Primeiro Dia Internacional do Planking (que descobri ao procurar sobre o dia de hoje na wikipedia para escrever este paragrafo) mas sim do Dia do Orgulho Geek. Como tal achei que era uma ideia interessante fazer o mesmo que a malta do Ars Technica¹ e tentar explicar o que é que me fez enveredar por este caminho da geekosfera.

Não é fácil traçar o sitio de onde originou este meu gosto pela geekalhada. Certamente que parte da motivação para seguir o ramo das engenharias proveio do meu gosto por LEGO enquanto criança mas certamente que a veia de informático não veio dai e muito menos o gosto por ficção cientifica. Não, é muito mais provável que o ter recebido com olhos cintilantes uma Sega Master System quando era moço de 5 ou 6 anos me tenha aguçado muito mais o apetite por essas coisas do que os LEGO mas mesmo assim não creio que tenha sido esse o principal factor.

Não, o meu gosto por informática veio certamente da forma como esta desde cedo permeou a minha vida: o meu pai e o seu melhor amigo ambos possuíam o mítico ZX Spectrum (ou um Timex equivalente) e passavam horas de roda dele quando eu era pequeno demais para me lembrar. Mas mais do que isso foram 2 grandes amigos de infância que na altura já possuíam uns 386s e com quem eu jogava grandes malhas como Blues Brothers ou Prince of Persia nos tempos livres e cujas instalações do moderníssimo Windows 3.0 e mais tarde Windows 95 me deixaram cativados por esse belo ramo que é a informática.

O facto da minha escola preparatória ter tido eventualmente um belo Pentium 200MHz onde nos divertíamos a aceder ao IRC por uma ligação de 32kbps só ajudou à festa mas ainda antes disso ter tido uns velhos Mac Classic com que “brincar” num clube de que fiz parte certamente que também teve o seu efeito.

Quanto ao gosto por ficção cientifica isso é bem mais simples de explicar: O meu pai era um apreciador de Star Wars e Stanley Kubrick (2001) pelo que o gosto estava mais do que enraizado. O facto de eu como miúdo ter sido grande fã de MacGyver só ajudou à festa pois levou-me a procurar, ver e gostar de Stargate SG-1.

No que toca ás cartas de jogar foi por ter tido o prazer de jogar Magic: The Gathering com colegas na escola primária! Isso e lembro-me de alguém que tinha umas cartas muito catitas com super-carros, isso é que era de valor!

Já o gosto por animação nipónica pode ser culpado na SIC com o Evangelion e Dragon Ball e na SIC Radical por ter entrado a abrir logo com Cowboy Bebop, Trigun e afins. Os malandros!

De resto o meu percurso no que toca à informática em si sempre foi um pouco lento: as primeiras coisas que programei mesmo foram uns scripts para o mIRC e depois ainda tentei atirar-me de cabeça ao SDK do Half-Life e uns quantos tutorials de C (não que tenha ido muito longe). Porém só comecei mesmo a programar quando entrei no Instituto Superior Técnico e por volta da mesma altura construi o meu primeiro site totalmente de raiz: o agora extinto TekPT em PHP e MySQL.

E vocês? Consideram-se geeks? Se sim o que vos levou a enverdar por este mundo? Conseguem lembrar-se?

1: In honor of Geek Pride Day, Ars Technica presents Ars Staff: Origins @ Ars Techica

PS: em retrospectiva “Dia do Orgulho Geek” soa um bocado “alegre” não?

pub:

8 Comentários

  1. Isa

    25 de Maio de 2011 ás 23:18

    a utilizar Google Chrome 12.0.742.60 em Mac OS X 10.6.7

    geek to the bone =D

    e desde muito cedo..só que na altura uma pessoa, sabia que era diferente dos outros putos, não percebia era bem porquê..

    nasci já equipada com a veia da ficção-cientifica, herança do meu pai. ele é um grande fã de jules verne e da cena extra-terreste e tinha uma biblioteca enorme, onde havia de tudo um pouco. li muita coisa sobre mitologia e fenómenos extra-terrestes quando era miúda.. depois veio o cinema e deixei de ler (regret#1) lol

    o gosto por sci-fi também abrangia o cinema. cresci a ver os supermans, starmans, aliens, star wars, back to the futures, predadores, robocops, terminators, etc etc etc
    não via desenhos-animados como os outros putos..queria era filmes!

    informática veio mais tarde, apesar de ter tido o primeiro pc aos 13 anos (1993..devia ser um 286 praí), só quando chegou a ligação à internet, 5 anos depois, é que me comecei a interessar pela coisa.

    mas o pior de tudo foi quando comecei a ver dragonball, em 97.. desgraçou-me completamente.. até aos dias de hoje lol

    depois veio a restante parafernalia de animes atrás. eva, ranma, gits, e mononoke hime (entre outros) continuam a ter um lugar especial no meu coraçãozito, apesar de ter deixado de ligar ao anime.

    o meu auge foi mesmo ter ido de cascais até à amadora (passando por lx) de transportes públicos, vestida de ayanami rei, com mais três pessoas que ainda iam vestidas de forma mais esquisita que eu muhahaha foi lindo, ouvimos de tudo pelo caminho. posso orgulhar-me de ter sido das primeira pessoas a praticar cosplay em PT

    (regret#2) o anime matou a cinéfila que havia em mim.. deixei de ver filmes, fiquei muito picuinhas..

    nunca gostei de jogar role-plays, seja cartas ou pc..aliás, não gosto de jogos, mas tenho uma irmã viciada nessa traquitana toda por isso, o conceito não me é desconhecido. ela ainda tentou que eu jogasse, mas sem sucesso..simplesmente não tinha pachorra praquilo. nessa altura devorava mangas..em francês e japonês (com um dicionário ao lado =D)

    …e pronto, é isso tudo e mais qualquercoisinha!

    ah..btw, um dos meus grandes desgostos de infância é que os meus cotas não me compravam lego..diziam que não queriam peças espalhadas pela casa toda…bah!

  2. hugocardoso

    26 de Maio de 2011 ás 03:21

    a utilizar Safari 533.21.1 em Mac OS X 10.6.7

    Eh lá, mas que grande artigo!! Em primeiro lugar não sei se posso considerar-me geek, mas sou efectivamente um grande entusiasta de ficção científica, webdesign e internet no geral.

    Tudo começou há muitos anos atrás, com o mítico Automan, Gallactica e Star Trek… e não parou até aos dias de hoje.

    Quando era miúdo costuma igualmente comprar muita BD (Avengers, Thor e IronMan) que lia durante o período de Verão na praia da Caparica.

    Quanto a computadores, fui o (orgulhoso) dono de um Spectrum 128k e viciei-me em pérolas como Rick Dangerous, Chuckie Egg, Bomb Jack, Formula 1, Power Drift Tapper e muitos outros…

    Era igualmente comum fazer “quests” pela Feira da Ladra para comprar jogos para o meu Gameboy, Mega Drive e PS One. os bons velhos tempos passados a jogar Metal Gear Solid, Sonic e Alex Kidd… 

    Os computadores chegam mais tarde, com o Schneider Euro PC do meu vizinho de cima e com o meu primeiro computador, que corria Win 95.

    Nunca mais me esqueço das noitadas no Mirc, com as quedas de ligação constantes e as contas da EDP que me faziam doer a alma…

    E jogar Unreal Tournament em rede, no cenário Facing Worlds? Meu Deus, as memórias que este artigo trouxe…

    Vou acelerar que isto está a tornar-se quase num livro de memórias: os primeiros cliques no Frontpage (sim, eu sei que é deprimente), os esboços iniciais, a experiência na ETIC e a criação do meu blog em 2004 marcaram a minha “entrada” no mundo da internet.

    Ah, e já mencionei que sou coleccionador de action figures? Ok, a  minha tentativa de me convencer da parte do geek está a falhar redondamente…

    Actualmente, sou viciado em internet, tecnologia em geral e tornei-me num fã da maçã… não passo sem o meu iPhone e iPad e continuo a possuir duas consolas (wii e ps2) e uma nintendo ds lite.

    Adoro o Dragon Ball, mas sou ainda mais adepto de cartoons vintage, tais como os Transformers G1, Wacky Races e Cavaleiros do Zodíaco, para citar alguns.

    Já chega certo? 

    😛

    • Isa

      26 de Maio de 2011 ás 09:19

      a utilizar Google Chrome 12.0.742.60 em Mac OS X 10.6.7

      Tu reunes todas as condições, só te falta assumi-lo loll

      Btw, andaste na etic? Em que curso/ano(s)? 

    • hugocardoso

      26 de Maio de 2011 ás 11:46

      a utilizar Safari 533.21.1 em Mac OS X 10.6.7

      E tenho que confessar que adoro ouvir bandas sonoras de jogos (Mario,Zelda, Final Fantasy, World of Goo, etc), assim como chiptunes!!!

      Bolas, caíu completamente por terra a minha argumentação sobre o não ser geek…

      😯