Anime Preview – Inverno 2012

Depois de um inverno que me deixou totalmente atolado de séries é reconfortante ver que a temporada de inverno não vem para repetir a dose. Com cerca de uma mão cheia de séries, algumas OVA e Filmes e as paragens até à primavera de algumas das séries mais marcantes da temporada transacta tornam estes próximos 3 meses bem mais acessíveis para fãs como eu.

Não quero com isto dizer que não haja uma ou outra série marcante nas estreantes da nova vaga que prometam mas no geral temos uma temporada que promete pouco (o que não quer dizer que não dê em fartura).

Vamos a isto.

Nisemonogatari

Nisemonogatari

Nisemonogatari

Comecemos por aquela que é a série mais antecipada da temporada para mim e quiçá também para a comunidade em geral. Nisemonogatari é a adaptação televisiva dos livros que deram origem àquela que foi para mim a série do ano em 2009: Bakemonogatari.

“Ararararagi-kun” está de volta nesta sequela onde tem de lidar com as suas duas irmãs Tsukihi e Karen enquanto estas se põem a fazer de heroínas a tentar apanhar Kaiki Deishu, um burlão que em tempos enganou Senjogahara Hitagi.

Vindo da mente de Nisio Isin e trazido até nós mais uma vez pelas mãos do irreverente estúdio Shaft e do igualmente incontornável realizador Shinbo Akiyuki Nisemonogatari promete voltar em carga com os muitos trocadilhos e visuais impressionantes que fizeram da primeira temporada líder nos tops de vendas nipónicos.

Pela minha parte vou estar colado ao ecrã todas as semanas para seguir mais uma obra desta combinação bombástica de estúdio, realizador e escritor enquanto espero pelo já anunciado filme da prequela Kizumonogatari.

Amagami SS Plus e Black Rock Shooter

Mas não é só Nisemonogatari que promete deixar os fãs de animação nipónica colados ao ecrã e também Amagami SS está de volta com uma sequela de 12 episódios à muito popular primeira temporada.

Amagami SS Plus promete dar mais 2 episódios a cada uma das heroínas da primeira temporada para explorar mais a fundo a relação com Junichi.

Com a primeira série a mostrar tanta popularidade e a ser um bom exemplo do que de mais competente se faz no género é de antecipar que se torne bastante popular. Resta apenas saber se 2 episódios para cada heroína já anteriormente explorada e usando o mesmo formato “omnibus” será uma aposta vencedora ou se vai acabar por ser demais depois de uma primeira tentativa tão bem recebida.

Black Rock Shooter

Black Rock Shooter

Outra série que promete regressar nesta temporada é Black Rock Shooter desta feita com um reset à historia apresentada na anterior OVA deste produto directo da imaginação do Pixiv, um image board japonês.

A série que nasceu a partir de uma ilustração feita por um fã para uma musica dos supercell leva aqui um reset depois da muito popular OVA de 2010. A historia varia de meio para meio com o principal ponto de união a ser a misteriosa rapariga de cabelos pretos e olho com chama azul Black Rock Shooter e nesta iteração a historia promete contar novamente a vida escolar de Kuroi Mato e como esta se justapõe ao mundo misterioso de BRS.

O estúdio Ordet vai também arriscar um pouco e produzir todas as cenas do mundo alternativo da BRS em animação 3D e pelos resultados que têm sido mostrados nos primeiros trailers essa aposta parece prometer vir a ser de sucesso. Dado o risco de usar animação em 3D para um publico como aquele fã de animação japonesa que é habitualmente muito céptico desse tipo de técnicas Black Rock Shooter torna-se automaticamente pelo menos algo a ter em conta nesta temporada.

Rinne no Lagrange

Rinne no Lagrange

Rinne no Lagrange, Another e Moretsu Pirates

Para terminar há sempre aquelas séries mais pequenitas e com menos promessa que servem para encher a temporada.

Rinne no Lagrange é a aposta da equipa B da Productions I.G. (o estúdio Xebec) e que parece ser uma série sobre mecha e raparigas piloto que já fez alguns lembrar-se de séries como Gunbuster. Pouco se sabe desta série sem ser que envolve 3 raparigas como personagens principais, mecha e lutas contra extraterrestres mas esses são ingredientes suficientes para me chamar à atenção.

Da P.A. Works (True Tears, Angel Beats!) vem Another, uma adaptação televisiva dos livros de mistério/horror de Ayatsuji Yukito. É verdade que a animação japonesa não é propriamente conhecida por fazer bons mistérios acabando quase sempre por recair sobre clichés sobrenaturais, soluções demasiado óbvias ou pelo contrario demasiado inacreditáveis porém a premissa da série e acima de tudo a arte chamaram-me à atenção pelo que vou dar-lhe uma vista de olhos.

Da Satelight temos Moretsu Pirates, uma série onde numa galáxia distante a protagonista descobre subitamente que o herdou do pai o comando de uma nave pirata. Este parece ser simples: uma premissa assumidamente ridícula e tudo indica que corre o risco de ser bom o suficiente para desligar o cérebro e entreter. Uma série pipoca a servir de perfeito contraponto com o esforço que vai ser acompanhar o muito dialogo de Nisemonogatari.

Só para finalizar resta a importante menção da recente estreia cinematográfica do filme de K-On!, a nova adaptação de Berserk que deve surgir algures em Fevereiro e no ramo das OVA Gyo conseguiu captar a minha atenção. Estes três têm todos lançamentos no grande ecrã o que significa que infelizmente não me será impossível desfruta-los até aos lançamentos em DVD/Blu-Ray daqui a uns meses.

E é tudo no que toca a animação japonesa nesta época de inverno. Com as séries como Last Exile: Fam, The Silver Wing ou Mirai Nikki que continuam da temporada anterior os meus serões prometem continuar recheados de animação nipónica e o entretenimento que isso dá.

E vocês? Planeiam pegar em alguma destas séries? Outras? Digam de vossa justiça.