Introduza o termo a pesquisar e clique Enter.

Promover um blog pós-2010

Jul 10 23

Escrito por Luis Nabais @ 23/07/10 1:07 | 11 Comentários »

Antes de mais nada um aviso: notem que eu não estou com isto a dizer que estou descontente com o numero de visitas que tenho ou até com os poucos fieis leitores que ainda vou tendo. Até porque acima de tudo eu blogo porque sim, não porque quero ser algum tipo de estrela da internet.

Como podem ter reparado tenho andado a escrever um pouco mais aqui no meu blog mas isso tem-me permitido verificar uma tendência preocupante nos dados estatísticos das visitas deste blog: estão a descer. Não é nenhuma descida vertiginosa e repentina mas a verdade é que pouco a pouco o numero de acessos está a descer consideravelmente.

Dados do Feedburner

Dados do Feedburner

Por um lado eu já esperava uma descida dado que tenho estado lentamente a mudar as temáticas que abordo neste espaço ao longo dos ultimo anos mas há outros factores que ajudam também a essa descida. O declínio do Prt.Sc e o seu consequente fim provavelmente também tem a sua quota parte de responsabilidade na queda dos acessos mas um dado quiçá previsível é que, aquando do seu fim, o numero de subscrições RSS subiu substancialmente.

Para ser mais concreto no mês seguinte ao fim do agregador o numero de leitores do feed RSS subiu em média 45% nos dois meses seguintes porém nem tudo são rosas uma vez que o “Reach”, a métrica que segundo o Feedburner indica o alcance total da feed (ou seja, o numero de leituras que ela tem nos diversos usos que lhe são dados), desceu em média 82% nesse mesmo período de tempo provando que, com todos os defeitos, o agregador continuava a permitir uma visibilidade bastante superior à que um simples blogger como eu consegue sozinho. No entanto tomem estes dados do “Reach” com uma pitada de sal uma vez que as variações constantes do numero não me inspiram grande confiança.

Evolução das visitas ao site

Evolução das visitas ao site

Mas passemos a outros números, mais concretamente passemos aqueles números que me deixam apreensivo: a evolução do numero de visitas a este espaço. Ignorando aquele pico no inicio de 2008 (salvo erro cortesia do Rui Costa do 2.0 Webmania que me convidou para o Júri do “Melhor Blog Português 07”) podemos claramente ver que desde 2009 que o numero de visitas a este espaço tem vindo lentamente a decair até atingir mínimos de sempre aquando do passado mês de Junho deste ano.

Pode-se também ver que a data do fim do Prt.Sc causou uma ligeira recuperação nas visitas no entanto essa data coincide também com um regresso meu após uma longa ausência de entradas neste espaço por falta de tempo o que explicaria igualmente a recuperação. Não deixa no entanto de me entristecer ver este meu espaço com um decréscimo de visitas de 8% por mês em média desde Setembro de 2009 especialmente com tanto trabalho que tenho no design. Claro que quem corre por gosto não cansa e ei de continuar por aqui enquanto me for possível por isso não têm de se preocupar.

Páginas por Visita

Páginas por Visita

Porém nem tudo são más noticias e este ultimo gráfico demonstra algo que no mínimo me deixa com a sensação de que estou a melhorar as minhas capacidades como designer deste pequeno canto do ciberespaço: o numero médio de páginas por visitas tem vindo a aumentar desde essa data do final do Prt.Sc que tanto tenho mencionado aqui.

É curioso que a mudança do layout para o actual (algo que ocorreu em Dezembro de 2009 já agora) até parece ter tido um efeito nocivo para o numero médio de páginas por visita sendo preciso chegar o já mencionado mês de Março para ver uma mudança radical na evolução dessa variável. Evolução essa que culminou no passado mês de Maio com um máximo histórico neste blog de 2,16 páginas por visita. Notem também que há dias tomei medidas que têm como objectivo especifico melhorar este numero a longo prazo por isso pode ser que tenha mais algo para sorrir daqui a uns tempos.

Tudo isto para nos levar aquilo que eu queria mesmo perguntar: como podemos nós, autores de blogues que ainda resistem em 2010, aguentar-nos na próxima década quando dados como estes me indicam a mim que o meu blog está a cada dia a perder visitas sem qualquer sinal de inversão? As técnicas de auto-promoção que eu sempre defendi têm-se tornado cada vez mais difíceis de colocar em prática: comentar muito em outros blogues e ser um membro activo da comunidade costumava ser a melhor forma de conseguir “publicidade” para o nosso espaço e de gerar novos leitores, acima de tudo novos leitores relativamente fieis.

Porém tudo isto se tem tornado mais difícil com o êxodo que a blogoesfera tem visto fruto das redes sociais como o twitter e o facebook que sugaram deste universo todos aqueles que não cá estavam pela arte de escrever mas sim pelo factor social. Eu próprio noto que escrevo menos neste espaço porém escrevo agora textos maiores, mais trabalhados e acredito que com mais qualidade porém isso de pouco chega se a massa de leitores está cada vez mais reduzida.

Então a questão que a meu ver se coloca é esta: estará o blogue pessoal lentamente a morrer? Serei simplesmente eu que estou a usar os métodos errados para promover este meu espaço? Ou será até existem outras questões de fundo que eu não consegui vislumbrar na minha analise? Falem de vossa justiça nos comentários, quero saber as vossas opiniões.

PS: Seria também engraçado ver outros bloggers a analisar também os seus números a longo prazo para ver como estão a evoluir as suas visitas. Era curioso poder comparar os meus dados com outros para compreender melhor a situação. Fica então o desafio.

pub:

11 Comentários

  1. João Silas

    23 de Julho de 2010 ás 04:55

    a utilizar Mozilla Firefox 3.6.6 em Windows XP

    Para começar, começo já pelo link que estou a deixar aqui para comentar… o do twitter!

    Perdi a vontade comentar outros blogs, e fazia-o com muita frequência. Uma das razões foi as pessoas que eu mais gostava saíram da blogosfera outra foi o twitter e por fim a falta de tempo.

    As visitas do meu blog estão normais dentro dos moldes. Podem ver aqui: http://www.sitemeter.com/?a=stats&s=s31jsilasz&r=5 No entanto está assim há meses lol.

    Perdi algum interesse por blogar e nem sei explicar porquê. Gostava sempre de dar a minha opinião talvez por saber que algumas pessoas iriam comentar e ler. Agora sem os comentários desmotivei é um facto.

    Enfim, mas não penso acabar com o blog. Ver se começo a andar por lá mais vezes.

    • Dextro

      23 de Julho de 2010 ás 13:09

      a utilizar Mozilla Firefox 3.6.7 em Windows 7

      Não desanimes pá, eu próprio só tenho comentado menos o teu blog porque tu colocas menos artigos (ou porque são sobre futebol e eu quero fugir à carnificina que pode sair desses artigos 😆 )

      Por acaso foste o primeiro gajo que pensei quando comecei a pensar em quais eram os leitores assíduos que tinha visto desaparecer dos comentários.

      E sim, como disseste no teu blog (desculpa mas passou-me ao lado por andar ocupado na altura) devias certamente colocar os artigos a serem linkados no facebook e twitter. Eu tenho tido bons resultados via facebook por acaso, agora só preciso de melhorar o meu jeito para fazer títulos chamativos.

  2. Margarida

    23 de Julho de 2010 ás 09:44

    a utilizar Mozilla Firefox 3.6.7 em Windows XP

    Olá!
    Estive a ler o teu post e os comentários. Realmente convém mesmo considerar as redes sociais, o pessoal está todo no facebook e twitter e costumam dar uma espreitadela nos links publicados, é uma grande ajuda e acho que só considero isso e o google reader, apesar de haver muitas visitas que vêm de pesquisas nos motores de busca para posts antigos. E o google analytics dá para ver se as visitas vêm do facebook e do twitter mas acho que não está muito aprofundado, costumo ir lá ver mas não faço grandes estudos sobre isso.

    Mas há blogs que penso não ser necessário ter uma preocupação muito grande pelas visitas… que não vale a pena questionar se devemos bloggar ou não em função dos visitantes e dos comentários, os blogs pessoais são para ir falando se nos apetecer e tal, é bom ter comentários mas não deveria ser essa a razão de uma pessoa bloggar… na minha opinião.

    Há os probloggers que fazem mesmo dinheiro do blog mas dispendem de muito tempo para fazer os artigos e costumam ser muito bem fundamentos, pontuais e sobre uma temática especifica (que pode ser abrangente mas não se costumam desviar), esses é que necessitam mesmo e querem muito visitas, comentários e cliques mas acho que não te devias preocupar muito e ir fazendo os teus posts, divulgar nas redes, falar com o pessoal para lá darem uma passada ou assim, ou então fazes como o hugocardoso, falas sobre um tema mais especifico.

    Mas não desanimes, vai falando e tal 😀
    Eu por acaso não te sigo, mas vou voltar a seguir e ver os próximos posts que fizeres e vou dar uma olhadela aos passados que estou curiosa. Mas depende muito dos temas do blog, como falavas às vezes em coisas de linux (acho que era de linux) que não tenho interesse, não é algo que queira ler e comentar porque não sei nada disso e não quero saber acabo por deixar de visitar mas há blogs e pessoas que uma pessoa não esquece e se te vir por aí na net vou sempre visitar, especialmente se mudares de layout lol mas isso sou eu que gosto muito de ver quando as pessoas mudam o aspecto do blog (quando são elas mesmo a alterar), mas mesmo artigos passo cá, só preciso de me lembrar (ou seguir). Mas há muita gente que era blogger e/ou passava por cá e com o passar dos anos já não anda tanto por blogs ou mudou de área, acontece muita coisa e o pessoal muda os gostos e já nem comenta, mas aposta no facebook que o pessoal anda muito por lá quer seja a área deles ou não.

    Já escrevi muito mas era isso, ânimo. lol

    Vou ver o que andaste a escrever há mais tempo 🙂

    • Dextro

      23 de Julho de 2010 ás 13:05

      a utilizar Mozilla Firefox 3.6.7 em Windows 7

      Tal como eu coloquei no disclaimer não tenho problemas de anime, deu-me simplesmente na cabeça para analisar os números e tentar tirar dai conclusões (o que até é bom saber fazer para um possível futuro profissional :P)

      Anyway fico triste saber que te afastei como leitora por causa das temáticas, é algo que eu próprio já tinha considerado mas como sempre disse eu blogo porque sim, não porque quero visitas e como tal vou falando daquilo que me dá na cabeça. 🙂

      A única coisa que posso mesmo prometer é que nos próximos tempos vou falar mais do meu tv wall e de tudo o que é necessário para o colocar nos eixos (por isso podem esperar muito JavaScript por aqui).

  3. Alexandra Rolo (pantapuff)

    01 de Agosto de 2010 ás 23:24

    a utilizar Mozilla Firefox 3.6.8 em Windows XP

    OMFG
    tantos comentários.
    tens de ver que com o microblogging as pessoas habituaram-se a ler coisas mais pequenas quando tu continuas a mostrar-nos textos cada vez maiores. és contra natura rapaz.
    se quiseres analisar o meu estaminé estás à vontade, have fun =)

  4. Vitor Mendes

    03 de Outubro de 2010 ás 02:39

    a utilizar Internet Explorer 8.0 em Windows 7

    Olá Dextro,encontrei este post numa busca do Google pois estou a tentar promover o meu Blog que criei na semana passada

    .Eu sou novato nestas andaças e devo dizer que me deparo com vários problemas para divulgar este meu blog fora da esfera do Facebook.

    Gastei uns trocados no Google Adwords e não recebi resultados alguns depois decidi gastar uns trocados no Facebook em publicidade e tambem criei uma página etc.

    Os resultados começaram a aparecer embora ainda seja muito cedo para ficar excitado pois este meu projecto tem apenas uma semana.

    Eu nunca fui um blogueiro nem consumidor de blogs pessoais ao longo dos anos, depois mudei-me para Inglaterra e a internet passou a ser a minha companheira. Então tudo mudou.

    Parabens pelo seu blog que é de uma extrema qualidade.
    Desejo-lhe os maiores sucessos e tenho a certeza que com a qualidade dos seus posts o seu número de vizitas tenderá a aumentar,já está nos meus favoritos.

    Um Abraço.

    Vitor.