Introduza o termo a pesquisar e clique Enter.

Formação Cívica

Fev 09 27

Escrito por Luis Nabais @ 27/02/09 20:02 | 2 Comentários »

Durante uma conversa hoje cá por casa comecei a pensar nos comportamentos totalmente erráticos que inúmeros peões por esse país fora exibem constantemente e comecei a ponderar qual poderia ser a solução para evitar isto no futuro e a solução foi simples: Formação Cívica.

O meu raciocínio é simples de seguir: Os comportamentos de desrespeito pelo código da estrada por parte de muitos peões portugueses são fruto do desconhecimento do código pela parte da grande maioria deles logo a solução é ensinar o mesmo nos 9 anos de ensino obrigatório. A disciplina de Formação Cívica serve que nem gingas já que o próprio nome da mesma indica que deve servir para formar as crianças para serem cidadãos de pleno direito e uma vez que eu acredito que uma pessoa só se pode considerar cidadão de pleno direito se cumprir e respeitar as ordens impostas pelos seus pares temos uma combinação perfeita.

Uma consequência engraçada desta alteração é que se podia perder a obrigatoriedade de frequência ás aulas de código para tirar a carta de condução uma vez que a mesma já tinha sido obrigatoriamente estudada no percurso normal de ensino.

Outros conteúdos que, a meu ver, deviam fazer parte do currículo da disciplina de Formação Cívica são:

  • A Constituição Portuguesa pois, a meu ver, todos os cidadãos nacionais deviam ter pelo menos conhecimentos basicos da mesma por forma a conhecerem os seus direitos e deveres.
  • Os três poderes: Executivo, Judiciário e Legislativo e um olhar básico sobre como eles se dividem e como interagem entre si.

Não concordam comigo que uma disciplina de Formação Cívica com esta matéria seria muito mais interessante do que a actual que, de acordo com a minha irmã de 14 anos, é uma disciplina onde “se fazem uns inquéritos e uns debates”?

pub:

2 Comentários

  1. Mario Andrade

    28 de Fevereiro de 2009 ás 12:23

    a utilizar Mozilla Firefox 3.0.6 em Windows XP

    Num cenário idealista não seria necessária essa disciplina porque os professores de outras disciplina iam falando disso aos alunos, especialmente os de História quando estão a falar sobre diferentes fazes da evolução dos tempos e falam das revoluções por causa dos direitos humanos.

    Mas se os professores hoje em dia não conseguem explicar trigonometria, algo que é relativamente fácil de explicar até a um puto de 10 anos, a miúdos de 16 anos, quanto mais tornar uma disciplina sobre Formação Cívica e cativar o interesse dos alunos.

  2. ricardo nunes

    05 de Março de 2009 ás 14:35

    a utilizar Mozilla Firefox 3.0.6 em Linux

    ó Luis mas o ensino não está vocacionado nem planeado para nos fazer pensar, ter uma atitude critica e de defesa dos nossos direitos liberdades e garantias, está pensado precisamente para o contrario, nos tornar carneirinhos obedientes e quanto menos conhecimentos tiver-mos dos nossos direitos mais dćoeis somos.