Introduza o termo a pesquisar e clique Enter.

A Zine Layout

Set 07 14

Escrito por Luis Nabais @ 14/09/07 23:09 | 16 Comentários »

Há muito tempo que eu andava a pensar para os meus botões: eu estou farto de desenhar layouts sempre em formato blog, quero fazer algo que pareça uma webzine ou um site noticioso e finalmente me dei ao trabalho de fazer algo nesse estilo.

Ainda não o passei para código até porque há um conhecimento que me falta (já falo mais disso) mas ficam aqui os mockups que fiz no editor de imagem:

A Zine Layout - 1 A Zine Layout - 2
(Carrega nas imagens para aumentar)

Finalmente consegui fazer um layout clean, com tons alegres e claros completamente de raiz e ainda por cima sem fugir do meu objectivo inicial que era tentar imitar tanto quanto possível uma revista/jornal ou webzine.

Agora há algo que eu fazia mesmo questão de conseguir fazer se passar este layout para html/css: ter um flash na pagina de entrada a passar varias imagens no destaque á semelhança do que se vê na pagina do Steam. A minha ideia é mesmo uma cópia descarada em Flash mas se alguém tiver outra sugestão nomeadamente uma que degrade melhor faça favor de a disparar que eu sou todo ouvidos.

E já agora acho que é fácil perceber o meu grande dilema: não sei nada de Flash, até agora só por uma vez precisei de o usar e um amigo meu tratou-me disso na altura. Alguém conhece um bom livro para eu aprender ActionScript?

pub:

16 Comentários

  1. Dextro

    E muita gente me diz também que aprende HTML via sites como o w3schools.com e eu não consegui, precisei de ir comprar um livro.

    Mesma coisa para aprender C…

    É curioso, não consigo aprender nenhuma linguagem usando um suporte digital, preciso sempre de o ler num livro go figure 😯

  2. Sérgio Rebelo

    Já agora, esqueci-me do comentário ao layout.

    Gostei. Falta saber como é dentro de cada um dos artigos. Não gosto especialmente de sites que o layout muda completamente quando navegas.

    Não gostei da escolha de cores para o adsense de baixo fica muito forte. Põe o fundo mais escuro/cinza e os links azuis passa-os para verdes ou cinza escuro

  3. Dextro

    Gostei. Falta saber como é dentro de cada um dos artigos. Não gosto especialmente de sites que o layout muda completamente quando navegas.

    Tens na imagem do lado o aspecto de um artigo 😆

    Não gostei da escolha de cores para o adsense de baixo fica muito forte. Põe o fundo mais escuro/cinza e os links azuis passa-os para verdes ou cinza escuro

    Tens razão, vou ver se consigo amanhar algo como isso no editor de imagem (eu disse no texto que isto é um mockup e não está feito em HTML/CSS certo? :P)

  4. Sérgio Rebelo

    Eu por acaso prefiro ir consultando.. Gosto de meter as mãos na massa e fazer copy paste de exemplos e depois brincar com eles.

    Mas os livros são importantes especialmente na apresentação à linguagem/tecnologia enquanto estamos a perceber o funcionamento da mesma.

  5. Alcides Fonseca

    Eu por acaso sempre aprendi tudo pela net, a ver exemplos e a modificar. Nunca comprei nenhum livro de informática e nunca consegui perceber o uso. O Google é bem mais rápido que os Índices.

    Quando ao design, gostei do aspecto, fonts demasiado grandes (queixo-me disto em quase todo o lado) mas gostava de ver em HTML que fica sempre com outra imagem.

  6. Dextro

    Eu por acaso sempre aprendi tudo pela net, a ver exemplos e a modificar. Nunca comprei nenhum livro de informática e nunca consegui perceber o uso. O Google é bem mais rápido que os Índices.

    Eu não sei, acho que é psicologico. Não gosto de ler textos demasiado longos na web… Talvez seja por causa de maus designs que me desconcentram ou seja mesmo eu que tenha uma predisposição psicologica para não conseguir ler mas simplesmente não consigo, sejam manuais de uma linguagem ou e-books 😕

    Quando ao design, gostei do aspecto, fonts demasiado grandes (queixo-me disto em quase todo o lado) mas gostava de ver em HTML que fica sempre com outra imagem.

    Ei de o passar para HTML, talvez no Domingo me dedique a isso. 🙂

  7. André Luís

    @António: Essa acerção é tão errada. Webapps que serviram de modelo a todas as que surgiram depois: GMaps, GMail, Flickr, del.icio.us. Todas tinham cantos redondos e fontes grandes? A moribunda web2.0 é tão mais que isso…

    Quanto ao dilema… Se vais aprender algo de raíz porque não usar a melhor ferramenta? Tens que perceber o que valorizas mais. Aspecto visual ou funcionalidade e relevância no ecossistema que é a web?

    Consegues faz o mesmo se usares uma bibliotecazinha de javascript.. se quiseres mesmo muito eye-candy, espreita o scriptaculous. Mas que Flash seja mesmo a tua última opção… Palavra de amigo.

    Quanto ao layout… confesso que já estou um pouco cansado desses clichés… e acho que não sou o único. No entanto, tem um aspecto limpo e cuidado e acho que vai funcionar bem. Só me parece que estás a estrangular um pouco as possibilidades de crescimento. Calculo que agora não tenhas ambições de lançar muitos artigos… mas não vejo ali muito sítio para onde crescer a lista de artigos. Foi só isso que reparei… Bom trabalho e boa sorte p’ro projecto.

  8. hugocardoso

    Concordo com o Sérgio Rebelo, os tutoriais da Macromedia são um bom início. Se precisares de material posso enviar-te via Pownce por exemplo. Aconselho-te a começar pelo Flash básico, porque Actionscript sou sincero,vai levar-te alguns anos de vida 😀

  9. Dextro

    @hugocardoso: Se eu quisesse aprender flash eu abria o programa e ia á ajuda. Eu quero mesmo é aprender Actionscript porque flash é só mais um editor como os outros.

    @André Luís: Eu também não gosto de Flash, daí ter perguntado se para aquela imagem da esquerda alguém tinha uma melhor solução. Dizes-me que consegues por varias imagens a rodar (tipo página do Steam) usando javascript? Eu até acho que sei como o fazer mas é impressão minha ou isso vai degradar da forma mais horrível possível no momento em que alguém desligar o javascript?

    E já agora: ISTO NÃO É NENHUM PROJECTO é apenas um layout que me apeteceu fazer… Mas as pessoas não lêem? 😯

    E não, é muito fácil até adicionar mais artigos deixa é de ficar tão atraente como está agora. O objectivo era mesmo ter 6 categorias base + 3 ou 4 nos destaques centrais mas se for preciso podem adicionar-se linhas extra de 3 categorias.

  10. André Luís

    Já que tens o layout, podias criar o projecto. 😛 hehe Sorry, não reparei.

    Claro que podes fazer aquilo degradar bem com javascript. Aconselho-te a leres sobre a técnica Hijax, bem documentada pelo Jeremy Keith.

    Resumidamente é, crias a página sem recurso a JS. Depois usas JS para injectar comportamento. Se as pessoas não tiverem JS ligado, apenas vêem uma imagem estática com botões next. Que carregam uma página inteira. Se tiverem, ao clicarem no next, carrega proxima imagem.

    É algo bastante simples de fazer em JS e ganhas porque se usares img replacement ou alt=”” nas imgs, mesmo sem css (ie, google) conseguem percer de que se trata a noticia.

  11. António Pedro

    @André:
    eu estava a brincar, obviamente 😉 Simplesmente vejo bastantes pessoas a fazer coisas com cantos redondos e fonts grandes sem implementarem grandes características técnicas da web2.0 e a justificarem-se com “a web2.0 é assim” 😉

    Quanto ao que disseste acerca de flash como última opção, não podia concordar mais 🙂 No entanto, às vezes é preciso usá-lo 🙂