Introduza o termo a pesquisar e clique Enter.

Um Jogo Politico

Nov 05 29

Escrito por Luis Nabais @ 29/11/05 21:11 | 4 Comentários »

OK esta é uma ideia que eu já tive há muito tempo mas até hoje ainda não consegui descobrir a forma de o passar da ideia á realidade. Eu e alguns outros administradores de forums em tempos tentamos nos extintos forums de suporte do www.foruns-pt.com mas a tentativa revelou-se inútil visto não dispormos de uma forma real de criar o jogo.

A ideia é bastante semelhante a um RPG de papel e caneta mas teria de se passar online (muito possivelmente num forum) e basicamente consistiria num simulador de vida politica real.


A ideia era existirem 3 ramos do governo (judicial, legislativo e administrativo, se não são assim corrijam-me) e o objectivo era cada pessoa individualmente tentar atingir o topo da vida politica deste país e tentar permanecer por lá o máximo de tempo possível. Isto claro estaria muito limitado por uma constituição que seria no início bastante proibitiva com limites á forma como as leis tinham de ser aprovadas, limites ás alterações ao próprio documento da constituição, limites ao número e tempo dos mandatos, etc.…

Os 3 ramos teriam (pelo menos de acordo com a Constituição inicial) de trabalhar em conjunto (ou ser manipulados) para aprovar as leis. O poder Judicial (representado por um Juiz eleito pelo poder Legislativo) teria poderes para efectuar as alterações na constituição aprovadas pelo poder Legislativo (representado pelos deputados que seriam eleitos por sufrágio universal) com uma maioria absoluta dos votos enquanto o poder Administrativo (representado pelo Primeiro-Ministro que seria a pessoa mais votada no sufrágio para o órgão Legislativo) teria poderes para forçar a execução de uma carta de leis (carta essa independente da Constituição mas submetida ás regras desta) o que seria representado na forma de poderes directos sobre os cidadãos normais.

Os cidadãos normais poderiam participar nas discussões públicas obviamente e cada um dos mesmos teria de, no acto de inscrição, escolher uma de 4 especializações: Cientifica, Militar, Económica, Humanista.
Depois cada um destes grupos de influência teria um determinado valor de peso que definiria a percentagem de lugares que cada um destes grupos teria para ocupar na câmara dos deputados. Estes valores seriam calculados tendo em linha de conta o numero de pessoas de cada grupo, o numero de posts (entradas) de cada pessoa no fórum bem como outros factores mais específicos e que poderiam advir de medidas do governo como armamento, instituições financeiras, Laboratórios e Bibliotecas.
Cada pessoa estaria livre de trocar de especialização mas obviamente que isto teria de ser limitado, possivelmente 1 vez a cada X meses.

Depois para apimentar as coisas haveria um grupo de pessoas isentas e escolhidas a dedo que formariam uma espécie de jornal deste país virtual e se ocupariam de criar noticias que teriam como objectivo mexer com os órgãos de soberania como por exemplo criar rumores (verdadeiros ou falsos), expor teorias e negócios obscuros, criar situações fictícias para o mundo virtual como guerras, acidentes diplomáticos, etc.…

Há aqui falhas como por exemplo a falta de poder por parte do poder judicial mas estejam á vontade para dar as vossas opiniões e dizerem-me o que acham deste jogo. Eu acho interessante mas sei também que não consigo descobrir forma de o tornar executável nem um numero de pessoas suficientes e interessadas para o levar avante…

É apenas mais uma das minhas ideias malucas mas era giro conseguir faze-lo… mostrar aos politicos reais que os virtuais sabem fazer coisas melhor… ou até compreender melhor os erros destes…

pub:

4 Comentários

  1. Dextro

    Epa continuo com as mesmas limitações que tinha antes: é preciso criar um sistema dedicado a isto e os meus conheçimentos de php ainda são praticamente nulos mas estou a melhorar 🙂

  2. buf

    Tens aqui um blog todo poderoso 😀

    O BrAiN_AcHe disse que tinhas falado nisto, e eu tive que vir ver. E tenho que concordar que a ideia também nunca mais me saiu da cabeça.
    Até tentei consolar-me com scripts já feitos para jogos online, mas não é a mesma coisa.
    Bom, para todos os efeitos, estou numa etapa da minha vida que não me deixa tempo livre, mas se ainda estivermos com esta ideia daqui a um ano, ano e meio, conta comigo para martelar qualquer coisa 😉

    PS: isto não tem maneira de subscrever o “tópico”? 😛

  3. Dextro

    Epa daqui a 1 ano, ano e meio estarei eu ocupadissimo LOL 😳 Mas certamente nessa altura terei mais conhecimentos de programação :mrgreen:

    So I just hope someday this will go foward (e digo: vai ser em inglês se depender de mim, maior audiencia 😎 )

    PS: Realmente tens razão, vou tratar de adicionar isso 😉