Taiko no Tatsujin

Às vezes as premissas mais simples são aquelas que se tornam mais divertidas e Taiko no Tatsujin tem possivelmente uma das mais simples que conseguem imaginar.

Taiko no Tatsujin (ou Taiko Drum Master nas versões ocidentais da Playstation 2) é um jogo que surgiu nas arcadas japonesas e onde batemos num tambor japonês ao ritmo das mais diversas músicas vindas da pop japonesa, originais do jogo, músicas de anime ou apenas versões de músicas clássica.

No original isto traduz-se em duas baquetas que usamos para acertar no centro ou no aro do tambor à medida que o símbolo apropriado surge no ecrã enquanto nas versões caseiras isso resume-se a 4 botões, 2 em cada mão. E com isto temos a receita perfeita para passar uns bons minutos a curtir uma qualquer música enquanto procuramos acompanhar o ritmo alucinante de ícones que surgem no ecrã com os nossos dedos no comando.

Simples e eficaz.

Tudo isto acontece enquanto no ecrã temos um conjunto de movimento e cor digno de todos os clichés que podem imaginar ao pensar numa arcada japonesa.

Actualmente o jogo está disponível no Ocidente para as mais recentes consolas da Sony (PS4) e da Nintendo (Switch). A minha recomendação seria optar pela versão disponível para a Playstation 4 uma vez que a lista de músicas disponível para essa é mais extensa e um pouco mais acessível, especialmente para quem não é fã de longa data da série, mas ambas as versões possuem mecânicas idênticas e são igualmente divertidos de jogar.

Veredicto: Existem muitos rhythm games mas poucos conseguem atingir aquele equilíbrio entre simplicidade e diversão que os ajudam a sobreviver durante décadas. Taiko no Tatsujin é uma dessas excepções e merece pelo menos uma vista de olhos, especialmente se se vierem confrontados com uma máquina de arcada.

Classificação: 4.8/5 Nonsenses