Animator Dormitory Project

Este não vai ser um artigo muito extenso portanto podem começar já a respirar de alivio. Decidi fazer um pequeno post para chamar à atenção a este Animator Dormitory Project e o trabalho que fazem a ajudar jovens animadores no outro lado do mundo.

O projecto foi fundado nos idos de 2011 com o objectivo a curto prazo de, como o nome indica, criar um dormitório que sirva de apoio financeiro a jovens animadores durante aqueles que são alguns dos anos mais complicados desta carreira.

Para quem não está a par, a carreira de animador no Japão não é propriamente bem paga com muitos dos mais inexperientes e jovens animadores a viverem com rendimentos muitas vezes abaixo do limiar da pobreza. Isto significa que muitos dos jovens animadores o sonho de entrar nesta industria acaba por morrer nos primeiros anos quando perdem a almofada financeira que os sustenta e são obrigados a desistir da ocupação e procurar carreira noutra industria. Aqueles que sobrevivem são muitas vezes aqueles que podem contar com o apoio da família e amigos para os suportar nos primeiros anos, antes de conseguirem atingir o nível de rendimentos necessário para sobreviveram numa cidade como Tokyo onde a maioria dos estúdios se situam.

Mas não acreditem em mim, o projecto produz um canal do YouTube onde falam dos problemas da industria, do dia a dia dos animadores e dos projectos que têm em curso para tentar mudar a situação.

Animator Dormitory Project @ YouTube

Outro dos problemas da industria é que a maioria dos estúdios de animação trabalham para projectos para grandes conglomerados e recebem um preço fixo por cada projecto de animação. Isso significa que comprar DVDs, Blu-Rays e outro franchising pode significar que nenhum desse dinheiro que gastamos chegue aos criadores do conteúdo que nós tanto apreciámos.

Portanto a industria tem de mudar mas atingir esse objectivo não é algo que aconteça do dia para a noite e obviamente boicotar a industria seria contra producente pois mais facilmente isso significaria a falência de ainda mais estúdios do que mudança de comportamento dos grandes grupos que financiam estas produções.

No entanto há uma forma de ajudar. O dormitório vive de donativos de antigos membros ou apenas de fãs como eu que estou aqui a escrever ou, espero eu, fãs como vocês que me estão a ler.

Podem encontrar a campanha deles no Go Get Funding onde têm mais informação sobre o projecto e formas de ajudar.