O meu top de anime de 2017

1. March comes in like a Lion

Pelas mãos do venerável director Akiyuki Shinbou e o estúdio Shaft que nos trouxe obras como Bakemonogatari, Madoka Magica ou Hidamari Sketch vem esta adaptação de uma obra do mesmo autor do seminal Honey and Clover sobre um rapaz de 17 anos que joga Shogi profissionalmente enquanto lida com sentimentos de perda depois de ter perdido a sua família anos antes.

March comes in like a Lion é uma história emocional que impressiona não só no campo visual mas também no campo do enredo já que o estúdio e o director fazem bom uso do seu estilo inquestionável para elevar uma história que já é por si mesmo especial a um nível bem acima da média.

Esta adaptação é um trabalho de amor pela obra com excelentes decisões artísticas na composição da cenas, nas escolhas musicais e no trabalho fantástico dos actores. Os temas de perda, de solidão e de mover adiante na vida apesar da adversidade são pesados mas tratados com respeito e o estilo por vezes surreal do realizador ajuda a adicionar impacto a uma história que é muitas vezes profundamente introspectiva e pouco dada ao meio visual.

March comes in like a Lion – Trailer

Eu admito que francamente não tenho as capacidades de prosa para descrever o quão especial é esta série mas não seria um exagero dizer que é daquelas séries que só surgem uma vez a cada década e que merecem pelo menos uma breve vista de olhos para perceberem se o tema vos interessa ou não. Não é o tipo de história que vai ser apreciada por todos mas arriscaria-me a dizer que é uma obra prima do meio e por isso recebe o meu título de anime do ano 2017.

March Comes In Like a Lion está disponível no Netflix.

Menções Honrosas

Ao olhar para trás para 2017 tive alguma dificuldade em escolher 5 séries para o meu top. Não tanto porque haja poucas séries, o número de séries produzidas entre 2005 e 2018 foi consistentemente gigante, mas sim pelo facto de poucas serem as séries que me saltaram imediatamente como geniais.

Pode ter sido o facto de eu ter pura e simplesmente falhado alguns dos melhores exemplos do ano como disse na introdução mas isso não muda o facto da grande generalidade das séries que vi terem sido boas mas não geniais.

Dito isso ainda há bastantes outras séries que não entraram no top mas que podem agradar a diferentes pessoas pelo que aqui seguem elas como menções honrosas:

Love Live! Sunshine!! (Season 2) Poster

Love Live! Sunshine!! (Season 2)

A segunda temporada da segunda iteração dos ídolos da Sunrise (Mobile Suit Gundam, Cowboy Bebop, Code Geass, etc), desta vez seguindo as raparigas da academia de Uranohoshi, nunca conseguiu atingir os mesmos pontos altos que a primeira temporada conseguiu com as raparigas de Otonokizaka mas não deixa de ter o seu charme e a qualidade de produção que sempre marcou o estúdio.

A música é o ponto forte da série mas este tipo de pop chiclete típica dos grupos de ídolos asiáticos não é propriamente algo que agrade a todos mas se são o tipo de pessoa que tem esse guilty pleasure e percebem o apelo deste tipo de séries onde o dia a dia das personagens é mais importante do que o enredo da temporada pode ser algo a explorar.

New Game!! (Season 2) Poster

New Game!! (Season 2)

(Pequeno aparte: juro que não percebo a mania dos japoneses usar o número de pontos de exclamação para indicar sequelas ¯\_(ツ)_/¯)

Continuando no género de cute girls doing cute things temos este New Game onde seguimos a história de Suzukaze Aoba no seu novo trabalho como animadora num estúdio de produção de videojogos (onde “por pura coincidência” só trabalham raparigas… vá-se lá saber porquê).

Não esperem grande drama ou de ver uma exploração dos problemas da indústria dos videojogos. O que temos aqui é uma romantização do meio que serve para nos deixar com um sorriso nos lábios e nos fazer esquecer dos problemas do dia a dia vendo um grupo de raparigas com interacções que se tivesse mais açúcar causariam diabetes.

Não é nenhuma obra prima mas é o tipo de série para ver ao fim de um dia cansativo para escapar dos problemas do dia a dia e ir dormir com um sorriso nos lábios e a alma lavada.

New Game está disponível no Crunchyroll.

Space Battleship Yamato 2202: Warriors of Love Poster

Space Battleship Yamato 2202: Warriors of Love

Esta é a segunda temporada da reconstrução da obra seminal da animação dos anos 70. Com character designs clássicos do mestre Matsumoto Leiji e uma história de ficção científica clássicas mas qualidade de produção moderna e um orçamento muito acima da média para séries de animação esta obra é absolutamente essencial para quem, como eu, está naquela intersecção entre fã de ficção científica e animação.

A primeira temporada (2199) é absolutamente essencial e um dos melhores produtos da animação japonesa dos últimos anos e apesar desta segunda temporada ter claramente mais falhas do que a primeira não deixa de ser altamente recomendada.

Se vieram a primeira temporada e gostaram têm de ver isto mas se não sugiro que peguem no 2199 primeiro. O enredo da segunda temporada é um pouco menos bem conseguido do que o da primeira e, sendo uma sequela, nunca seria um bom ponto de entrada para os fãs mas não deixa de levar aqui a minha recomendação nem que seja pelo facto de (ainda) não ter falado do original aqui.

Miss Kobayashi's Dragon Maid Poster

Miss Koboyashi’s Dragon Maid

Como já tinha mencionado antes este Koboyashi-san Chi no Maid Dragon [Miss Koboyashi’s Dragon Maid] é um trabalho do inigualável estúdio Kyoto Animation. Segue a historia da titular Koboyashi e da dragão que se apaixona por ela e decide tornar-se na sua empregada doméstica.

Pelo caminho outros dragões vão aparecendo e as suas aventuras e desventuras a tentarem viver normalmente entre os humanos numa cidade normal japonesa são uma constante fonte de comédia.

É divertido, tem excelentes níveis de produção e no fim ainda nos consegue derreter o coração. Não é por acaso que a série se tornou altamente popular não só no Japão como no ocidente também. Altamente recomendado.

Miss Koboyashi’s Dragon Maid está disponível no Crunchyroll.

Attack on Titan: Season 2 Poster

Attack on Titan: Season 2

Esta segunda temporada do mega fenómeno que foi Attack on Titan em 2013 era ansiosamente esperada pelos fãs e demorou 4 anos até sair. As perguntas levantadas foram possivelmente mais do que as respostas e, na minha opinião, nunca conseguiu repetir o impacto absolutamente ímpar da primeira temporada mas não deixa de ser uma sequela bastante recomendável para quem ficou em pulgas no fim da primeira parte.

Não é perfeita mas não podia passar sem uma menção pelo menos.

Attack on Titan está disponível no Netflix.

Por fim resta só uma pequena nota para Welcome to the Ballroom. Uma série sobre danças de salão com um estilo bastante distinto e muito bom drama entre os personagens que merece uma vista de olhos. Está disponível no Amazon Prime Video.

E estas foram as minhas escolhas de 2017. Espero que isto vos motive a ver pelo menos uma destas séries e, se conseguirem sair da vossa zona de conforto e ver algo diferente sinto-me com missão cumprida. De resto fico sempre à espera do vosso feedback via Twitter ou Facebook e vê-mos-nos no próximo artigo.