O meu top de anime 2019

Com o mundo parado devido à pandemia que assola a grande maioria dos paises estamos todos com uma dose elevada de tempo livre nas mãos. Infelizmente esta pandemia afecta também o Japão e a sua produção de anime sazonal com vários dos títulos mais esperados da época primaveril a terem já sido adiados e outros tantos da época de inverno a serem parados até indicação em contrário.

Posto isto, e dado que voltei à carga aqui na escrita, aproveitei para olhar para a lista de títulos do ano de 2019 e decidi escolher os meus favoritos do ano. Assim podem sempre ocupar o vosso tempo a ver alguns destes títulos que vos podem ter passado ao lado ou pelo menos ocupam algum tempo a discordar das minhas opiniões. Escolhi 5 títulos para o meu top 5 bem como algumas menções honrosas para rematar a lista.

Posto isto e sem mais demoras vamos a isto.

Lord El-Melloi II`s Case Files: Rail Zeppelin Grace Note

5. Lord El-Melloi II`s Case Files: Rail Zeppelin Grace Note

Para começar a lista temos mais uma entrada da saga Fate da Type Moon onde desta vez temos uma espécie de Sherlock Holmes do mundo da magia na forma do titular Lord El-Melloi II. Lord esse que não é nada mais nada menos do que Waver Velvet de Fate/Zero, miúdo esse que agora está mais velho, mais cínico e que está carregado com uma dívida enorme para pagar bem como uma cicatriz bem grande na alma depois dos eventos da série anterior.

A série é fortemente recomendada aos fãs da saga como seria de esperar mas a estrutura de mistério da semana e a forma como o enredo é de uma escala um pouco menor do que as outras obras da saga tornam esta aventura bem mais fácil de recomendar mesmo para quem não tem grande conhecimento do quase interminável conjunto de folclore da série. Quem está por outro lado vai ficar certamente deliciado com a aparição de personagens como a Luviagelita Edelfelt da Fate/Hallow Attraxia e Fate/Prisma☆Iliya, ou de Olga Marie Animusphere de Fate/Grand Order. Não esperem no entanto encontrar aqui grandes nomes como Tousaka Rin, Emiya Shirou, entre outros pois a timeline da saga não o permitiria.

No campo da banda sonora, esta não atinge os níveis brilhantes das adaptações a cargo do estúdio Ufotable, nem o orçamento estava sequer perto de atingir esse patamar, mas a qualidade do resultado final aqui apresentado não deixa de ser bastante elevado com nota particular para a música dos créditos (Hibari) a cargo da fantástica voz de ASCA que não deixa nada a desejar ao trabalho usado em outras adaptações deste franchise.

Estes Lord El-Melloi II’s Case Files podem não ser particularmente importantes na grande narrativa de Fate e as suas histórias menos bombásticas do que o habitual na saga mas o tom mais intimista dá-lhe um certo charme que catapultam a série para o 5º lugar desta lista.

Legend of the Galactic Heroes: Die Neue These (2019)

4. Legend of the Galactic Heroes: Die Neue These (2019)

O nome Legend of the Galactic Heroes é um nome que tem uma certa história na animação nipónica. Este épico de proporções galácticas que pode ser considerado um dos títulos basilares do género Ópera Espacial recebeu nos idos anos 80 e 90 uma adaptação feita directamente para VHS com as cópias a serem pré-compradas no Japão para financiar a adaptação. Adaptação essa que atingiu os 110 episódios que totalizam no agregado cerca de 50 horas. Chamar a esta série épica não seria de todo um exagero e a veneração que tem nos fãs do meio é digna de respeito.

Portanto quando em 2018 uma nova adaptação foi anunciada a cargo da venerável Productions I.G. a hesitação era muita e infelizmente a primeira temporada, apesar de boa, não conseguiu obviamente atingir as elevadíssimas expectativas dos espectadores. Não foi má note-se, longe disso, mas a tarefa de superar a nostalgia de mais de 20 anos era uma tarefa praticamente impossível de atingir.

Foi portanto com hesitação que comecei a ver esta segunda temporada. Pessoalmente apreciei a primeira mas tinha claramente as suas falhas, especialmente no que toca à representação das batalhas espaciais que acabaram por ser um pouco uni-dimensionais. O esforço parece ter sido dedicado mais aos impressionais visuais do que às tácticas em exibição.

No entanto a segunda temporada consegue elevar-se acima disso e apresenta-nos a história das duas guerras civis paralelas nas duas principais facções da história com o general Yang Wen-Li da Aliança de Planetas Livres a ver-se confrontado com um golpe militar em casa enquanto no império galáctico Reinhard von Lohengramm consolida o poder numa guerra civil entre nobres depois da morte súbita do imperador.

A adaptação continua a ser extremamente fiel aos livros nesta iteração e, quiçá pela natureza do segundo livro aqui adaptado, consegue tornar-se bastante mais cativante desta vez do que o foi na primeira tentativa.

Fortemente recomendado. Ficção científica foi o que me atraiu ao meio com séries como Cowboy Bebop, Trigun ou Outlaw Star a serem nomes importantes para mim pessoalmente portanto ter uma nova série no género e especialmente uma assente numa série de livros tão altamente reputada é ouro sobre azul elevando esta Die Neue These ao 4º lugar da minha lista.

Continuar a ler »