Kaguya-sama: Love is War

Kaguya-sama: Love is War!

Veio de boa família?
Sim!
Tem uma personalidade promissora?
Sim!
Todos os jovens de elite com futuros brilhantes acabam indo parar na Academia Shuchiin. E ambos os líderes do conselho estudantil, Kaguya Shinomiya e Miyuki Shirogane, estão apaixonados um pelo outro. Mas seis meses se passaram e nada aconteceu?!
Ambos são orgulhosos demais para confessar seu amor, e agora ambos estão brigando pra ver quem faz o outro se declarar primeiro!
A parte mais divertida do amor é o jogo da conquista!
Uma nova comédia romântica, sobre as batalhas intelectuais de dois estudantes de elite apaixonados.

Crunchyroll

Declaração!
Quando te apaixonas por alguém declaras esse amor e entras num casal. Qualquer pessoa diria que isso é algo fantástico.
Mas estão errados!
Mesmo entre namorados existe uma clara dinâmica de poder!
Um lado explora, o outro é explorado,
Um lado é dedicado, o outro é alvo de dedicação,
Um vencedor e um derrotado!
Se estás a tentar viver uma vida nobre
Então não podes tornar-te num derrotado.
Amor é guerra!
A pessoa que se apaixona perde!

Com estas palavras entregues pelo deliciosamente melodramático narrador da série começa este Kaguya-sama: Love is War! Pelas mãos da experiente A-1 Pictures chega-nos esta comédia romântica que deixou a internet de polvoroso. Desde danças a memes que persistem até hoje sem esquecer uma música de entrada que teima em não sair do ouvido, este anime partiu de uma manga super popular e estranhamente conseguiu não só atingir as elevadas expectativas como até supera-las em múltiplas ocasiões.

A história segue a titular Shinomiya Kaguya, vice-presidente da associação de estudantes do prestigioso colégio privado Shuchiin onde os filhos das elites do Japão vão todos parar.

Ao seu lado está o presidente da associação Shirogane Miyuki. Vindo de uma família bem menos afluente do que Kaguya, ele lutou pelo lugar onde se encontra agora.

Em comum ambos têm a ideia de que uma relação amorosa não é mais do que uma guerra com vencedores e vencidos mas as hormonas da juventude estão em alta e ambos estão claramente apaixonados um pelo outro. O campo de batalha está decidido e ambos vão entrar numa guerra de intelectos para fazer o outro confessar o seu amor primeiro e assim atingir a vitória!

Pelo meio outros membros da associação de estudantes e do corpo estudantil vão ajudando à festa como é o caso da secretária Fujiwara Chika, uma rapariga que nas suas boas intenções acaba por ser a personalização do Caos e faz descarrilar os melhores planos dos dois personagens principais.

Kaguya: How cute!

Ara Ara… How Cute?

Temos também o outro secretário Ishigami Yu que vive em pânico da personagem titular da série, ou Hayasaka Ai que para além de estudante e colega é também a empregada pessoal de Kaguya desde a infância. Haiasaka essa que mente tão naturalmente como respira sempre que for necessário para ajudar a sua patroa, mesmo que isso não seja exactamente o que a ingénua Kaguya pensa que precisa.

Com uma premissa que podia facilmente descarrilar para piadas semanais sem grande consequência, Love is War consegue manter um sentido de progressão e pelo fim da primeira temporada existe progresso real (ainda que medido em milímetros como expectável numa série deste género). A série eleva-se muito acima de tudo o resto que habitualmente habita o género ao entregar piada atrás de piada a um ritmo quase frenético que nos deixa a rir às bandeiras despregadas. O timing das piadas raramente falha e o trabalho dos actores é absolutamente fantástico com especial menção à Koga Aoi que faz a voz da personagem titular e que consegue fazer autênticas voltas de 180º no tom praticamente na mesma frase. Desde a voz fofa de rapariga apaixonada até à voz mais grave e poderosa de uma princesa mimada, esta actriz consegue entregar uma prestação digna de menção especial.

Mas não só do trabalho dos actores vive a série e no campo do visual estamos diante de um exemplo exímio do género. A forma como o realizador e o resto da equipa conseguiu traduzir as muitas expressões faciais que a manga já possuía e acrescentou inúmeras outras ocasiões dignas de menção são francamente algo que merece ser visto por apreciadores do meio e que serve também como uma excelente introdução para os curiosos. O uso da cor, os efeitos de pós produção como o uso de linhas de estática ou a forma como as linhas dos personagens têm falhas num estilo semelhante ao visto nas folhas de papel dos almanaques elevam esta produção a um nível bastante acima da média.

No campo sonoro o trabalho é mais subtil com alguns momentos brilhantes a sobressaírem pelo meio mas não quero com isto dizer que seja mau, bem pelo contrário. Mais uma vez o resultado aqui apresentado é francamente acima da média.

Hayasaka Ai

Existem no entanto alguns pequenos pontos negativos que podemos apontar nem que seja só para este texto não se tornar numa simples lista de elogios. O uso de narrador na série, dotado de um tom claramente no melodramático, funciona perfeitamente mas demora alguns episódios a se integrar a 100% na cadência da série e pode dar uma primeira impressão errada. Especialmente quando durante os primeiros episódios a série repete a narração da premissa quando isso não era de todo necessário (e apesar de ser algo presente na manga original, era algo que podia ter sido alterado para a adaptação).

A série tem também uma estrutura inspirada na estrutura do meio original com os episódios a serem compostos de 2 a 3 sketches diferentes. Isto pode em si ser um ponto negativo para alguns mas para esta série funciona bem no entanto o ritmo sofre um pouco em alguns episódios quando algumas das historias são esticadas um pouco demais. Isto é justificável dados os 12 episódios da série e a decisão tomada de parar a historia num ponto emocionalmente importante mas fez falta adicionar algo mais para evitar o problema. No entanto isto é algo bastante raro e que vai afectar mais ou menos dependendo de cada espectador. Para mim não foi muito relevante no entanto.

Shirogane Miyuki

Uma coisa que não se pode criticar no entanto é o tratamento da relação entre os dois personagens principais. Seria fácil numa comédia deste género de voltar ao status-quo no final de cada historia mas Kaguya-Sama opta pelo caminho mais difícil e apresenta-nos com uma progressão lenta mas real na relação entre os dois personagens levando a um enredo com mais dimensões do que seria expectável pela sua premissa.

Veredicto: Kaguya-Sama: Love is War é uma das melhores comédias românticas dos últimos anos. Visualmente brilhante, entrega gargalhadas a rodos episódio atrás de episódio bem como uma relação entre os dois personagens principais na qual ficamos facilmente investidos. Investimento esse que é recompensado regularmente. Vivamente recomendado.

  • Imagem: 9/10
  • Som: 8/10
  • História: 9/10
  • Personagens: 10/10
  • Nota Final: 9/10

Kaguya-sama: Love is War terminou a sua emissão no Japão em Março de 2019 e tem à data desta review uma sequela a ser emitida semanalmente no Japão. A primeira temporada pode ser vista legalmente através do serviço Crunchyroll