Loures? Não, Lisboa senhores.

Pois bem, chegou ao fim esta novela.

Primeiro foram os deputados do PS e PSD que com a pressa de alterarem a lei que reestruturava as freguesias de Lisboa meteram os pés pelas mãos e mudaram ruas como a minha para fora da minha freguesia e para terra de ninguém com uma proposta alterada e votada no próprio dia. Pelo caminho tivemos o tradicional discurso dos camaradas do PCP a dizer que a proposta estava mal e todas as demais queixas mas sem nunca explicarem nada. Aprovou-se então a estranha proposta.

Depois vêm os deputados da Assembleia da Republica criar a insólita situação de pedirem à Presidência da República para vetar a lei que eles próprios aprovaram apenas dias antes porque se enganaram (até guardei o artigo do Expresso sobre o caso).

E agora voltou a Lei à Assembleia com um aviso do Presidente da Republica para passarem a ter mais cuidado com o que aprovam (aviso que eu sublinho naquela que é quiçá a primeira vez que concordo com o actual Presidente). Lei essa que já tem proposta de alteração pronta a ser votada! Se alguém achava que a política era sempre lenta tem aqui prova que quando querem não o é.

Resumindo e concluindo: o texto foi emendado para deixar de limitar incorrectamente a freguesia dos Olivais na Avenida Dr. Alfredo Bensaúde em vez do correcto “limite do concelho” e a freguesia do Parque das Nações é correctamente criada até ao rio Trancão.

Resta deixar a nota de apreço aos deputados que me responderam ao email que enviei a expor a situação no dia em que soube do assunto. Em particular aos dois Lideres parlamentares do PS e PSD que foram dos primeiros a responder bem como à deputada Ana Sofia Bettencourt (PSD) e ao deputado Marcos Perestrello (PS). Deixou-me ligeiramente mais descansado ter respostas breves destes deputados a confirmar que a situação se tratava de um lapso e que seria corrigida assim que possível. A nossa democracia ainda precisa de um pouco mais de transparência mas neste caso acabou por se mostrar mais transparente do que eu esperava.