Logitech Harmony em Fedora Linux

Há já bastante tempo atrás aproveitei uns descontos da fnac e decidi simplificar o crescente numero de controlos remotos na minha sala com a compra de um Logitech Harmony (515 se estiverem interessados). Na altura configurei-o o melhor que pude com o lastimável software que tem e nunca mais lhe mexi… até hoje.

Hoje deparei-me com um cabo óptico partido no meu WD TV (que me levou a um bom bocado a tentar retirar o encaixe de dentro do conector) e visto que não tinha por cá outro cabo para o substituir decidi meter antes um cabo analógico a substitui-lo. Ora com isto tive de reprogramar ligeiramente o Harmony para utilizar o input certo (e já agora acertar uns timings que nunca ficaram bem).

No entanto tive um pequeno problema: estava com o PC ligado em Linux e não tinha pachorra para arrancar em windows só para o programar. E foi assim que meti mãos à obra e descobri como se fazia a coisa no lado negro da força.

1. Instalar o software

Primeiro que tudo verifiquem se o vosso modelo é correctamente suportado indo à pagina do projecto Concordance.

Se for suportado então sigam adiante e instalem o Congruity (um UI para a biblioteca que vai falar com o comando):

yum install congruity

Se não for suportado é a hora de irem ao sistema operativo de Redmond ou de se aventurarem com o Wine.

2. Programar o comando

Para programar o comando dirigam-se à pagina de membros Harmony da Logitech, passem à frente quando o site teimar que têm uma versão desactualizada do software e façam login. O site consegue ser ainda menos acessível do que o “software” da versão windows mas ao menos funciona.

Assim que tiverem tudo pronto carreguem na opção de actualizar o comando e eventualmente o browser há de vos pedir para abrir uns ficheiros com extensões EZHex, EZUp ou EZTut. Escolham para abrir o ficheiro com o Congruity em vez de o guardar.

Sigam as instruções no ecrã e repitam estes passos até terem o vosso comando programado.

No fim e vistas bem as coisas até nem é uma operação de todo complicada mas espero que este pequeno artigo venha a ajudar pelo menos uma pessoa no futuro.