Bleach

Bleach

Bleach

Kurosaki Ichigo é um adolescente com a capacidade de ver espíritos. A sua vida é subitamente virada do avesso com o aparecimento de uma Shinigami (literalmente Deus da morte, aquele que governa a transição de almas entre o mundo humano e a vida após a morte) de nome Kuchiki Rukia que chega em perseguição de um Hollow, uma perigosa alma penada.

Quando Rukia fica gravemente ferida ao tentar derrotar o Hollow ela tenta transferir metade do seu Reiatsu (“pressão espiritual”) para Ichigo para que este derrote o Hollow. No entanto Ichigo acaba por levar quase todo o Reiatsu transformando-se num Shinigami capaz de derrotar o Hollow com bastante à vontade.

Com os seus poderes diminuidos, Rukia fica presa no mundo dos humanos até poder recuperar a sua força. Entretanto Ichigou tem de ocupar o lugar de Rukia como Shinigami combatendo com Hollows e guiando almas para o mundo após a morte, a Soul Society.

Quando escrevi aqui no blog um artigo a falar de Fairy Tail, na altura a mais recente adaptação televisiva de uma das grandes manga shounen do Japão, disse que não faltaria muito até essa série suplantar Bleach nas minhas prioridades semanais. Estava claramente totalmente correcto mas não fazia ideia do quanto.

Bleach terminou neste passado Março depois de quase 8 anos de emissão ininterrupta. Existe agora toda uma geração que cresceu com o “morango” de cabelo laranja a passar na televisão todas as semanas tal como eu cresci a acompanhar séries como Dragon Ball. Mas tudo o que tem um inicio tem de ter um fim e um dos “intermináveis” shounens acabou de terminar e cabe-me agora fazer a complicada analise dos 366 episódios com que nos deixou.

Bleach conta-nos a historia de um aluno de secundaria chamado Kurosaki Ichigo. Um rapaz peculiar que para além do seu cabelo marcante e laranja tem a capacidade de ver e comunicar com as almas que se mantêm no nosso mundo após a morte. Certo dia ele encontra a Shinigami Rukia e esta vê-se forçada a “emprestar” a sua força espiritual (Reiatsu) a Ichigo para que este salve a sua família. Esta foi a premissa que no ano de 2004 deu o arranque da adaptação televisiva de Bleach.

Bleach - Kurosaki Ichigo

Kurosaki Ichigo

A historia de Bleach começa num ritmo muito ao estilo do monstro da semana em que somos apresentado aos amigos de Ichigo e à sua familia mas rapidamente a historia muda de ritmo para colocar o protagonista e os seus amigos (Sado Yasutora, Inoue Orihime e Uryuu Ishida) a enfrentar os 13 capitães das esquadras da Soul Society para salvar Rukia de ser executada pelo crime de ter partilhado o seu Reiatsu com Ichigo. Este é o primeiro e indiscutivelmente o melhor arco de Bleach. As batalhas são interessantes e variadas, um sem numero de personagens é apresentado cada um com os seus interesses e motivações e as revelações do enredo são realmente interessantes e capazes de nos colar ao ecrã.

Porém nem tudo é um mar de rosas. Findo o primeiro grande arco de Bleach a historia muda-se para o primeiro grande arco de Filler e entram em cena os Bounts. Nem tudo é mau no arco dos Bounts e na realidade até se pode dizer exactamente o oposto: o arco é bastante aceitável tendo sido feito com a colaboração do autor da manga e servido como interregno entre os dois grandes arcos da manga. A historia no entanto prolonga-se demais e no fim admito ter começado a desesperar um pouco para descobrir o que se passa afinal com aquele que foi apresentado como o grande vilão da historia no final do arco da Soul Society.

Com a entrada no arco dos Arrancars Bleach volta finalmente a andar para a frente mas o ritmo nunca mais volta a ser o mesmo: as batalhas arrastam-se fazendo DragonBall Z por vezes parecer uma série rápida e chega-se ao cumulo de se ver o arco parar a meio para introduzir meses de filler de maneira a evitar ultrapassar a manga.

Naruto sofreu muito pelos seus 2 anos consecutivos de filler mas o arrastar de Bleach e os seus fillers com qualidade em queda constante sofreu ainda mais. O golpe final foi quando o arco dos Arrancars, já de si relativamente fraco, atinge a sua anti-climática conclusão com uma batalha final que expõe as fracas motivações daquele que foi apresentado como o maior dos vilões da historia.

Mas com todos os defeitos do arco dos arrancars, com todas as questões levantadas que ficaram por responder, o arco não deixava de ter sido um bom sitio para terminar a adaptação. Não havia nenhum vilão no horizonte e o personagem principal atinge um bom ponto final na sua historia.

Bleach - Kuchiki Rukia

Kuchiki Rukia

E é aqui que Bleach dá o seu tiro no pé e em vez de terminar a adaptação televisiva entra-se em mais um arco de fillers que, vou admitir, nem sequer me dei ao trabalho de ver. No fim e acabados os fillers ficam coisa de 20 episódios para reintroduzir uma historia. O problema é que as audiências por esta altura já batiam em mínimos históricos perdendo nas tabelas até para reposições de outras séries. É neste clima que a série é obviamente cancelada deixando os últimos episódios para uma conclusão claramente apressada do ultimo arco da série: os fullbringers.

Bleach pode não vir a ser lembrado pela sua historia porém é preciso lembrar que a série sempre marcou pela sua selecção musical nas musicas de entrada e pelo muito estilo que conferiu a essas mesmas entradas sem nunca esquecer que todos os ecrãs a indicar o numero do episódio foram sempre distintos uns dos outros ao longo destes quase 8 anos e 366 episódios.

As vozes hão de ficar para sempre associadas a estes personagens e não seria justo criticar a animação pois sofreu de todos os problemas inerentes a uma série que corre ano após ano, semana após semana, sempre sem descanso.

No fim de tudo Bleach pode não ser perfeito mas, na minha modesta opinião, o seu primeiro arco foi melhor do que o seu principal concorrente (Naruto) e feitas as contas marcou mesmo uma geração de fãs.

Veredicto: Não recomendaria Bleach na sua totalidade mas os primeiros 63 episódios merecem ser vistos por qualquer fã de shounen. Sem sombra de duvidas um anime histórico ao lado de outros como Rurounin Kenshin (Samurai X) ou Naruto.

  • Imagem: 6/10
  • Som: 7/10
  • História: 5/10
  • Personagens: 7/10
  • Nota Final: 6/10
  • Bleach
  • Bleach - Kurosaki Ichigo
  • Bleach - Kuchiki Rukia

Bleach acabou recentemente a sua longa emissão no Japão e para além de ser transmitido por cá é também relativamente fácil de obter importando do reino unido. Para além disso a manga está disponível em inglês nas grandes livrarias nacionais (Fnac, Bertrand). Bleach @ TV Wall