Gundam 0080: War in the Pocket

Mobile Suit Gundam 0080: War in the Pocket - Eyecatch

Gundam 0080: War in the Pocket

A grande guerra entra a Federação Terrestre e o Principado de Zeon está quase no fim. Numa colónia espacial neutra, Side 6, a Federação constrói secretamente um poderoso novo Gundam. Um jovem rapaz, Alfred Izuruha, e os seus amigos estão fascinados pela guerra e os Mobile Suits. Ao brincar perto da base da Federação Al acidentalmente filma o recém-chegado Mobile Suit Gundam NT-1 “Alex” proveniente da base da Antárctica. Quando a tentativa por parte de Zeon de destruir o Gundam falha, Al segue um Zaku danificado até ao local onde este se despenha e conhece o seu piloto, o piloto novato Bernard “Bernie” Wiseman. Bernie apaixona-se pela vizinha de Al, a encantadora Christina MacKenzie. Ela é a piloto de testes do Gundam que Bernie está a tentar destruir. Al vai ver-se confrontado frente a frente com as realidades da guerra mudando a sua vida para sempre.

Mobile Suit Gundam 0080: War in the Pocket é uma OVA de 1989 feita com o objectivo de comemorar o primeiro aniversário da histórica série de ficção cientifica japonesa. Para além de comemorar o aniversario da saga War in the Pocket é notável também por ser a primeira série da saga cuja historia não ficou a cargo do histórico criador da série Tomino Yoshiyuki bem como por marcar o precedente de actualização dos designs dos datados modelos e uniformes da série original.

Mas o ano é agora 2011, será que War in the Pocket ainda se consegue aguentar ao lado do anime moderno? A resposta a essa pergunta, na minha modesta opinião, é um nim mas vamos por partes.

Como os estúdios Sunrise nos têm habituado nos últimos anos a animação de War in the Pocket é sempre fluída e visto tratar-se uma OVA a reutilização de cenas é praticamente inexistente pelo que a qualidade nesse campo é superior até a alguns lançamentos modernos. Já os desenhos das personagens demonstram claramente que esta série provém de uma época bastante diferente com um estilo de proporções muito mais realistas ao contrario dos estilos exagerados comuns à grande maioria das séries actuais. Notem que isto é novamente um ponto positivo da série a meu ver e que demonstra que esta se aguenta bastante bem mesmo passados estes anos todos. Já os fundos brilhantemente desenhados à mão (como tudo o resto note-se) são a parte que mais demonstra a idade daquilo que estamos a ver mas são raras as ocasiões em que isso se torna prejudicial ao desfrutar dos episódios.

No campo sonoro temos bom e menos bom: A banda sonora está bem consistentemente bem colocada e as peças instrumentais apesar de não marcarem por aí além estão bem executadas podendo até dizer-se que estão ligeiramente acima da média para a altura. No campo das peças vocais no entanto temos as típicas baladas que servem o seu propósito mas que são claramente típico POP japonês da altura que, como a grande maioria da musica do final dos anos 80, não é necessariamente o que de melhor saiu não só das terras nipónicas como também do resto do globo.

Mobile Suit Gundam 0080: War in the Pocket - Alfred IzuruhaNo lado das vozes todos os actores dão o seu melhor nos seus papeis conferindo emoção ás suas actuações e tornando as suas personagens vivas e tão reais quanto possíveis numa série animada de ficção. No entanto há sempre um senão e esse é a voz do personagem principal Alfred cujo tom constantemente elevado em particular nos primeiros episódios nos leva a começar a rodar os olhos sempre que vemos a sua boca começar a mexer. Porém e por mais estranho que pareça este não é de todo um ponto negativo. Sim a voz podia ser menos irritante mas o personagem é suposto ser um miúdo pré-adolescente entusiasmado e curioso pelo que os seus actos são apenas normais e com o desenrolar da historia torna-se quase imperativo compreender como esse comportamento é uma peça fundamental da mensagem que a obra quer passar: a guerra causa danos até aos mais inocentes.

E é essa mesma historia que eu pessoalmente acho o ponto forte deste pequeno capitulo na saga do Universal Century. Até à saída de War in the Pocket as historias de Gundam sempre foram claramente a roçar o negro e focando-se nos problemas da guerra em larga escala e nos problemas em particular dos chamados NewTypes (pessoas com uma espécie de 6º sentido que as permite estarem mais cientes do que se passa em seu redor nos campos de batalha da orbita terrestre bem como uma espécie de talento nato para lidar com mobile suits). Gundam 0080 no entanto foca-se numa pequena colónia neutra e em pessoas que estão envolvidas na guerra mais periféricamente em vez de nas grandes frentes de batalha e o perfeito exemplo disso é o protagonista Alfred em quem a série se foca mostrando como este é forçado a crescer de um miúdo apaixonado pela noção romântica da guerra para um jovem adulto que viu em primeira mão os horrores causados quando os homens decidem que não bastam meras palavras para resolver as suas questões.

Gundam 0080 é uma historia sobre pessoas em tempo de guerra mais do que robots gigantes e o perfeito exemplo disso é o facto da maquina que dá o nome à série, o Gundam, apenas aparecer em cerca de metade do curto numero de 6 episódios e mesmo aí apenas por alguns minutos.

Portanto nim: Mobile Suit Gundam 0080: War in the Pocket é uma série que sim envelheceu bem em muitos aspectos mas não pois existem alguns factores que para alguns mais habituados ao ritmo frenético das historias actuais e ás cores vivas dos desenhos pintados por computador vão ser fortes entraves ao desfrutar desta série.

Conclusão: Para os fãs de Gundam é uma entrada essencial, para os outros nem tanto. Recomendado se já forem fãs do Universal Century de Gundam e digno de uma vista de olhos para os demais fãs de ficção ciêntifica e/ou animação japonesa.

  • Mobile Suit Gundam 0080: War in the Pocket - Bernard Wiseman
  • Mobile Suit Gundam 0080: War in the Pocket - Alfred Izuruha
  • Mobile Suit Gundam 0080: War in the Pocket - Christina MacKenzie
  • Mobile Suit Gundam 0080: War in the Pocket - RX-78NT-1 Gundam "Alex"
  • Mobile Suit Gundam 0080: War in the Pocket - Eyecatch

Mobile Suit Gundam 0080: War in the Pocket data de 1989 porém ainda é relativamente fácil de encontrar a sua edição em DVD se bem que apenas Região 1 (EUA e Canada). Gundam 0080 @ TV Wall