Vim para Node.js (e mais)


3. Vamos falar de letras

Um dos principais problemas com trabalhar durante largos períodos de tempo em frente a um monitor é que os olhos eventualmente começam a ficar cansados. Uma forma de minimizar esses efeitos alterar o tipos de letra utilizado para tentar reduzir ao mínimo o esforço que exigimos dos nossos olhos.

A maioria das pessoas ficam-se pelos tipos de letra que vêm pré-configurados o que habitualmente significa usar algo como Courier, Courier New no Windows ou a decididamente razoável Monaco no Mac OS-X mas existem muitas outras escolhas pelo que vale a pena pelo menos experimentar para ver se não ficam satisfeitos com outra. Desde os tipos mais pixelizados e como o Proggy ou o Terminus até outros mais modernos como o Consolas da Microsoft, o Anonymous Pro ou a minha escolha actual Inconsolata. Porém é bom não esquecer outras como a Droid Sans Mono do Android ou a Deja Vu Mono.

Brinquem um pouco com as fontes e os tamanhos para ver de qual gostam mais. A minha escolha pessoal recai na Inconsolata a tamanho 10 actualmente mas já passei muito tempo a usar a Terminus e conheço muita gente que gosta da Monaco. Tudo depende do gosto de cada um e da renderização do sistema operativo em questão pelo que a única forma de descobrir qual a melhor é mesmo experimentando.

Resolvida a questão dos tipos de letra vamos falar de cores ou mais concretamente de contraste.

4. Preto no branco não, o mundo é feito de vários tons

Há uns tempos atrás descobri através dos meus círculos sociais o projecto Solarized que procura disponibilizar um conjunto de cores cuidadosamente escolhidos para minimizar o cansaço inerente a olhar durante grandes períodos de tempo para um ecrã sem perder o tão importante contraste.

No site do projecto podem encontrar esquemas de cores para as mais distintas aplicações bem como a lista de cores para aplicarem ao vosso editor favorito.

Vamos então colocar o nosso gnome-terminal a usar as cores do Solarized (se não usam gnome-terminal saltem este passo e vejam no site do Solarized as instruções para o vosso terminal de eleição):

cd
git clone http://github.com/sigurdga/gnome-terminal-colors-solarized.git
cd gnome-terminal-colors-solarized
./install.sh