Anime Preview – Verão 2011

Mais uma voltinha, mais uma viagem: passados mais 3 meses os estudios japoneses estão novamente prontos a lançar cá para fora as suas mais recentes obras de animação no pequeno ecrã que de pequeno cada vez tem menos e mais ao mesmo tempo.

Para ser honesto esta temporada deixou-me à primeira vista muito desmotivado com o pouco que parece ter para oferecer mas não seria a primeira vez que eu teria de comer as minhas palavras se dissesse isso portanto vamos a mais um preview da temporada de verão, temporada essa que marca a passagem de um ano desde que comecei a fazer estas entradas no blogue.

E já que falamos disso e antes mesmo de passar ás séries gostava de deixar o apelo a todos os que me lêem para deixarem a vossa opinião sobre estas rubricas. Gostam? Desgostam? Têm sugestões? Preferem ver mais videos e menos texto? Digam de vossa justiça nos comentários do blog, na página do Facebook ou via twitter.

Mas deixemos-nos de conversa fiada e se mais demoras vamos lá ás séries.

No. 6

No. 6

No. 6

Vamos começar com uma série do bloco NoitaminA que nos será apresentada pelas habitualmente competentes mãos do estúdio Bones. No. 6 é uma historia de ficção cientifica baseada nos livros de Asano Atsuko e que conta a historia de um rapaz que foi criado desde os 2 anos para ser um agente de elite na cidade futurista No. 6. Na noite do seu décimo segundo aniversario ele salva um outro que se apelida de “Rato” e que fugiu da área de segurança especial da cidade.

Porque é que estou a pensar seguir esta série? Porque é Bones , porque é ficção cientifica e porque está no NoitaminA (Eden of the East, Shiki).

Por outro lado porque é que tenho receio em ver isto? Porque é Bones (Star Driver) e porque é NoitaminA (Fractale).

A Bones é um estúdio de renome já e costuma fazer séries com qualidade constantemente boa ou pelo menos aceitável e das quais se destacam Eureka Seven e Fullmetal Alchemist por exemplo. Do outro lado temos o slot NoitaminA da Fuji TV que tem no seu currículo algumas séries dignas de menção como Eden of the East ou Shiki por exemplo.

Porém tanto Gosick (que está perto do seu final) como Star Driver, as duas ultimas séries do estúdio em questão, deixaram alguns amargos de boca apesar de serem razoáveis e o que tem saído ultimamente do slot da Fuji TV (C e Fractale em particular) tem tido claramente um orçamento demasiado reduzido. Eu tenho fé que a Bones consiga apresentar pelo menos uma série interessante do principio ao fim como está a fazer com Gosick e debativelmente fez com Star Driver porém é de ficar naturalmente apreensivo no que toca ao futuro da série.

Kamisama no Memo-chou

Kamisama no Memo-chou

Kamisama no Memo-chou

Seguidamente nesta lista coloco este Kamisama no Memo-chou, a adaptação da light novel de Sugii Hikaru pelo estúdio J.C. Staff. A historia segue uma rapariga adolescente NEET chamada Alice que nunca sai do quarto e que se mantêm todo o dia de pijama mas que utiliza os seus contactos online para resolver mistérios e outros casos. A historia segue um adolescente do secundário, Narumi, que é o assistente desta detective de pijamas.

A premissa da série parece interessante bem como as ilustrações mas o estúdio J.C. Staff tanto consegue fazer coisas muito boas (Toradora, Toaru Majustu no Index/Kagaku no Railgun) ou assim-assim (Yumekui Merry) que muitas vezes estão quase a tender para o mau (Hidan no Aria). A ver vamos.

Dantalian no Shoka

Dantalian no Shoka

Dantalian no Shoka

Próximo na lista é este Dantalian no Shoka desse pequenino e relativamente desconhecido, novo até, estúdio chamado de Gainax. Sim sim, aquela Gainax. A historia não é um original do estúdio no entanto mas sim uma adaptação de uma série de Light Novels pelo que podemos ficar provavelmente mais descansados no que toca a receios da série virar um festival de aleatoriedade algures pelo meio apesar de certamente as personagens virem a ser gainaxed.

A historia centra-se numa biblioteca que contem livros com conhecimento demoníaco e a rapariga que controla a porta para essa biblioteca. Tal como disse para Panty & Stocking: vou ver porque é Gainax e está tudo dito. O estúdio tem um historial invejável que praticamente catapultou o meio para a popularidade que desfruta hoje pelo que merecem certamente a maior das atenções.

Appleseed XIII

Appleseed XIII

Sacred Seven, Appleseed XIII, The Idolm@ster

Por fim ainda há outras séries a que vou dar uma vista de olhos. Dos lados da Sunrise (Gundam, Cowboy Bebop, etc) temos Sacred Seven do qual ainda se sabe pouco mas que parece envolver Mechas numa escola secundária, das veneráveis Production I.G. (Ghost in the Shell, Eden of the East) temos um remake em série Web da manga de ficção cientifica Appleseed e por fim a popularidade do jogo The Idolm@ster onde se tenta levar ídolos pop à ribalta deixa-me curioso por ver a sua adaptação ao pequeno ecrã.

No fim de contas esta temporada não parece mostrar nada de especial para queimar aqueles tempos mortos de Verão mas isso nem é nada mau pois deixa mais tempo para ir beber um copo com os amigos ou assim. Por outro lado o que tenho visto da temporada de Outono parece explicar para onde foram todas as munições aparentemente ausentes desta lista mas isso é historia para outra altura.