Pen Huawei E173s em Fedora 14

Pen Huawei E173s - Optimus Kanguru

Em preparação do verão aqui por casa decidiu-se comprar uma pen Huawei E173s Optimus Kanguru para poder ter internet quando a família for torrar debaixo do sol algarvio e dado que o portátil está a correr Linux Fedora 14 havia que coloca-la a funcionar por lá.

Infelizmente este modelo não estava já configurado mas uma breve pesquisa pelas internets levou-me ao fedoraforum.org onde alguém já se deu ao trabalho de descobrir os ficheiros de configuração necessários para a colocar este modelo a funcionar.

Posto isto e configurado o hardware faltava apenas descobrir o APN a utilizar no NetworkManager para finalizar a ligação e aí o wiki do AndroidPT deu uma ajuda preciosa. A parte engraçada é que se estiverem a utilizar Fedora 15 certamente que não vão precisar deste passo pois segundo vi o git do ModemManager já possui os APNs correctos contrariamente à versão que se encontrava disponível no Fedora 14.

E agora, com tudo configurado e como sou um bom cidadão achei que era boa ideia partilhar aqui o RPM para quem quiser configurar o seu computador também. Deve funcionar na maioria das distros que usem RPM apesar de eu só ter testado mesmo em Fedora 14 e notem que isto só configura o udev e o usb_modeswitch (aka o hardware) e não o NetworkManager, essa parte têm de fazer vocês pois envolve escolher o APN certo (ou editar um xml).

RPM: huawei-173s-1.0.0-1.fc14.noarch.rpm
SRPM: huawei-173s-1.0.0-1.fc14.src.rpm

PS: Porque é que eu teimo em usar Fedora 14? Porque o Gnome 3 não é mau, é pior! Eu actualizo quando tiverem uma versão decente…