Durarara!!

Durarara!! - Logo

Durarara!!

Esta “historia de amor distorcida” do autor Narita Ryougo e ilustrador Yasuda Suzuhito dá-se em Ikebukuro, Tóquio, e gira em torno de um elenco que inclui entre outros gangues de rua, estudantes de secundário, um médico do submundo, um traficante de informação e uma fada sem cabeça irlandesa.

Com tantos animes a serem transmitidos todas as temporadas é fácil deixar passar uma ou outra pérola por entre a multidão e foi exactamente o que me aconteceu no ano passado (2010) aquando da transmissão original de Durarara!! mas tratei de corrigir isso recentemente e fica aqui a minha opinião.

Durarara!! é-nos apresentado pelas mãos do relativamente desconhecido estúdio Brain’s Base mas que mesmo assim conta no currículo com séries como Spice & Wolf II ou Baccano!, uma série do mesmo autor deste Durarara!

A historia segue um rapaz tímido de nome Ryuugamine Mikado que acaba de se mudar para Ikebukuro, Tóquio, para entrar na mesma escola que o seu amigo Kida Masaomi e é nessa escola que eles vão conhecer a igualmente tímida rapariga de óculos, Sunohara Anri. Mas Ikebukuro é um sitio único e rapidamente os 3 se vêm envolvidos numa autêntica guerra entre as diversas forças que dividem a cidade: o gangue que veste de Amarelo “Koukinzoku“, o misterioso grupo online Dollars e o ainda mais misterioso Slasher. Pelo caminho vão-se envolvendo outros personagens dignos de menção como a Fada “Dulahan” e vulgarmente conhecida como “Motoqueiro Negro” Celty, o emigrante russo que promove na rua o restaurante de sushi russo, o dono de força aparentemente sobre-humana Heiwajima Shizuo ou o seu inimigo e informador Orihara Izaya.

Durarara!! - Sonohara Anri

Personagens memoráveis é algo que não falta nesta série mas não é só das personagens que vive pois a sua apresentação é também de boa qualidade com as intros a chamarem à atenção com elevadas doses de estilo e um detalhe curioso do “recap” da semana anterior ser colocado dentro da mesma. O próprio aspecto muito colorido e estilizado do ending e em certa medida também da OP ajudam a marcar ainda mais o estilo da série. A banda sonora por seu lado é certamente memorável e serve bem o seu propósito mesmo que eu pessoalmente gostasse que fosse um pouco menos notória em determinados momentos apesar de ela nunca chegar a distrair da acção.

No que toca ao desenrolar da historia em si esta é sem sombra de duvidas muito bem executada servindo como exemplo para do que melhor se tem feito nestes últimos 5 anos sensivelmente e o único reparo que posso fazer é que o arco da Sunohara Anri que serve como preparação para o grande final parece pouco desenvolvido apesar das peças começarem a ser colocadas logo na primeira metade da série. Não é de todo um problema, apenas uma opinião pessoal e acrescentaria até que é preferível esta execução a uma mais prolongada que roubasse tempo ao resto da série ou que tornasse o arco aborrecido ou de qualquer forma excessivamente extenso.

A jeito de conclusão diria que Durarara!! é possivelmente das melhores historias que tive o prazer de desfrutar nos últimos tempos e sem sombra de duvida que colocou Baccano! do mesmo autor mais acima na minha lista de séries a ver devido à sua qualidade. Arriscaria até a comparar esta série com Cowboy Bebop pois partilham um pouco de um estilo que é relativamente incomum mesmo que o clássico de 1999 seja claramente superior no campo da realização e acima de tudo da banda sonora.

Veredicto: Durarara!! arrisca a tornar-se não um clássico moderno mas uma daquelas séries que vem logo a seguir na lista. Must see.

  • Durarara!! - Ryuugamine Mikado
  • Durarara!! - Sonohara Anri
  • Durarara!! - Kida Masaomi
  • Durarara!! - Celty Sturluson
  • Durarara!! - Simon Brezhnev
  • Durarara!! - Orihara Izaya
  • Durarara!! - Kadota Kyouhei & Togusa Saburou
  • Durarara!! - Karisawa Erika & Yumasaki Walker
  • Durarara!! - Logo

Durarara!! terminou já a sua emissão por terras nipónicas e encontra-se actualmente a ser editado em DVD na Europa. Durarara!! @ TV Wall