Dia do Orgulho Geek

Hoje dia 25 de Maio marca uma data importante. Não, não estou a falar do igualmente importante Dia da Toalha ou do Primeiro Dia Internacional do Planking (que descobri ao procurar sobre o dia de hoje na wikipedia para escrever este paragrafo) mas sim do Dia do Orgulho Geek. Como tal achei que era uma ideia interessante fazer o mesmo que a malta do Ars Technica¹ e tentar explicar o que é que me fez enveredar por este caminho da geekosfera.

Não é fácil traçar o sitio de onde originou este meu gosto pela geekalhada. Certamente que parte da motivação para seguir o ramo das engenharias proveio do meu gosto por LEGO enquanto criança mas certamente que a veia de informático não veio dai e muito menos o gosto por ficção cientifica. Não, é muito mais provável que o ter recebido com olhos cintilantes uma Sega Master System quando era moço de 5 ou 6 anos me tenha aguçado muito mais o apetite por essas coisas do que os LEGO mas mesmo assim não creio que tenha sido esse o principal factor.

Não, o meu gosto por informática veio certamente da forma como esta desde cedo permeou a minha vida: o meu pai e o seu melhor amigo ambos possuíam o mítico ZX Spectrum (ou um Timex equivalente) e passavam horas de roda dele quando eu era pequeno demais para me lembrar. Mas mais do que isso foram 2 grandes amigos de infância que na altura já possuíam uns 386s e com quem eu jogava grandes malhas como Blues Brothers ou Prince of Persia nos tempos livres e cujas instalações do moderníssimo Windows 3.0 e mais tarde Windows 95 me deixaram cativados por esse belo ramo que é a informática.

O facto da minha escola preparatória ter tido eventualmente um belo Pentium 200MHz onde nos divertíamos a aceder ao IRC por uma ligação de 32kbps só ajudou à festa mas ainda antes disso ter tido uns velhos Mac Classic com que “brincar” num clube de que fiz parte certamente que também teve o seu efeito.

Quanto ao gosto por ficção cientifica isso é bem mais simples de explicar: O meu pai era um apreciador de Star Wars e Stanley Kubrick (2001) pelo que o gosto estava mais do que enraizado. O facto de eu como miúdo ter sido grande fã de MacGyver só ajudou à festa pois levou-me a procurar, ver e gostar de Stargate SG-1.

No que toca ás cartas de jogar foi por ter tido o prazer de jogar Magic: The Gathering com colegas na escola primária! Isso e lembro-me de alguém que tinha umas cartas muito catitas com super-carros, isso é que era de valor!

Já o gosto por animação nipónica pode ser culpado na SIC com o Evangelion e Dragon Ball e na SIC Radical por ter entrado a abrir logo com Cowboy Bebop, Trigun e afins. Os malandros!

De resto o meu percurso no que toca à informática em si sempre foi um pouco lento: as primeiras coisas que programei mesmo foram uns scripts para o mIRC e depois ainda tentei atirar-me de cabeça ao SDK do Half-Life e uns quantos tutorials de C (não que tenha ido muito longe). Porém só comecei mesmo a programar quando entrei no Instituto Superior Técnico e por volta da mesma altura construi o meu primeiro site totalmente de raiz: o agora extinto TekPT em PHP e MySQL.

E vocês? Consideram-se geeks? Se sim o que vos levou a enverdar por este mundo? Conseguem lembrar-se?

1: In honor of Geek Pride Day, Ars Technica presents Ars Staff: Origins @ Ars Techica

PS: em retrospectiva “Dia do Orgulho Geek” soa um bocado “alegre” não?