Eden of the East

Eden of the East

Eden of the East

A 22 de Novembro de 2010 dez misseis atingem o Japão porém este acto de terrorismo sem precedente e que veio mais tarde a ser conhecido como “Segunda-Feira descuidada” não resulta aparentemente em quaisquer vitimas e é rapidamente esquecido pela maioria das pessoas. Então, 3 meses depois…

Morimi Saki é uma jovem japonesa que está nos Estados Unidos da América na sua viagem de finalistas. No preciso momento em que ela está em frente à Casa Branca em Washington ela mete-se em sarilhos e apenas a inesperada interversão de um dos seus compatriotas a salva. No entanto este homem, que se apresenta como Takizawa Akira, é um completo mistério. Ele parece ter perdido a sua memoria e está totalmente nu com apenas uma pistola numa mão e um telemóvel na outra, telemóvel esse que lhe dá acesso a 8,2 mil milhões de Yen.

De tempos a tempos aparecem séries que prometem muito mais do que a grande generalidade das produções, diria que sensivelmente 1 vez por anos desde que presto atenção a estas coisas. De tempos a tempos existem também algumas dessas séries que conseguem mesmo cumprir as expectativas que deixaram com os seus fortes começos. Mahou Shoujo Madoka Magica é uma dessas séries por exemplo e este Higashi no Eden (Eden of the East)…

…infelizmente não é. Mas não desistam já de ler pois Eden of the East não deixa de ser uma série muito interessante, com boa premissa e uma execução com muitos pontos fortes mas deixem-me explicar-vos melhor porquê.

Eden of the East é um trabalho original do director da adaptação televisiva de Ghost in the Shell, Kamiyama Kenji e dos estúdios Production I.G. que conta a historia de Takizawa Akira e do sistema “Selecao” (que eu suponho advir do Português Selecção certamente pelo que vou passar a usar essa palavra para o descrever). A historia é-nos contada com a jovem Morimi Saki como protagonista que se vêm envolvida inadvertidamente na vida de Takizawa e que a leva a decidir juntar-se a ele para o ajudar na sua missão.

O enredo em si gira em volta do sistema Selecção onde 11 pessoas são escolhidas para revolucionar o mundo sendo-lhes fornecido um telemóvel para os ajudar. O telemóvel dá-lhes acesso a 10 mil milhões de Yen e permite-lhes entrar em contacto com uma mulher apelidada de Juiz que realiza os mais diversos pedidos que lhe forem realizados pelos possuidores dos telemóveis (pessoas essas chamadas de selecção).

Eden of the East - Telemovel Selecao

Mas nem tudo é um mar de rosas e as regras do jogo ditam que apenas um dos selecção pode ganhar pelo que todos os outros serão eliminados aquando dessa vitoria. Os selecção podem também ser eliminados quando o seu orçamento se esgotar o que completa este pano de fundo para um perigoso jogo de espionagem, conspirações e política que não só é promissor como relativamente original.

Porém nem só de uma boa premissa é feita uma boa série e Eden of the East acaba por ceder debaixo da pressão das suas ambições. A série de televisão original possui um bom enredo e está relativamente bem espaçada mesmo dentro do numero extremamente limitado de 11 episódios porém a decisão de continuar a historia usando duas longas metragens nos cinemas em vez da inicialmente prevista segunda temporada foi claramente prejudicial para o sucesso da série. Não só o tempo reduzido que está associado a uma longa metragem acaba por dificultar uma exposição mais extensa do complexo errado como os grandes tempos de produção acabaram por reduzir o interesse dos espectadores e fizeram com que mesmo muitos dos mais dedicados acabassem por se sentir perdidos quando foi finalmente emitido o ultimo filme, eu incluído.

O próprio final acaba por desapontar com a série claramente a rumar por um caminho que apesar de compreensível não é correctamente justificado nos momentos finais por culpa da claramente insuficiente hora e meia de filme que ficou reservada para concluir o enredo.

Apesar dos designs dos personagens se estranharem antes de se entranharem a banda sonora possui muitíssima qualidade com musicas de bandas como School Food Punshiment ou até os britânicos Oasis, a qualidade da animação é constantemente alta e a historia muitíssimo interessante apesar de possuir um final claramente abaixo das expectativas e assim Eden of the East acaba por se tornar um diamante em bruto que passará ao lado de muitos adeptos da animação nipónica.

No fim de contas e somando todos os factores Eden of the East não deixa de ser uma série interessante e que recomendo especialmente aos adeptos deste tipo de historias. Especialmente nos primeiros 11 episódios em que pouco ou nada se sabe sobre o que vai acontecer a seguir a série consegue brilhar e mostrar o que de melhor tem para oferecer pelo que não deixa de ser digna de menção.

Veredicto: Se gostam de historias de espionagem com muitas jogadas políticas e conspirações à mistura vão certamente gostar de Eden of the East e mesmo que não gostem e vejam só pelos fantásticos visuais é sem sombra de duvidas uma série a ter em conta.

  • Eden of the East
  • Eden of the East - Morimi Saki
  • Eden of the East - Takizawa Akira
  • Eden of the East - Ousugi Satoshi
  • Eden of the East - Equipa Eden of the East
  • Eden of the East - Telemovel Selecao

Eden of the East terminou já a sua emissão por terras nipónicas e quer a série quer o primeiro filme possuem edições em dvd e blu-ray na europa. Eden of the East @ TV Wall