Anime Report – Inverno 2011

Como todos sabem as coisas por terras nipónicas não têm andado famosas com terramotos, tsunamis, acidentes nucleares e até vulcões em erupção e como tal até este meu pequeno hobby que é ver anime se ressentiu com alguns atrasos e alterações que me fizeram adiar um pouco este relatório sobre o que vi nos últimos 3 meses.

Porém já não era aceitável adiar mais esta entrada e como tal aqui está ela apesar de um dos principais títulos da temporada estar indefinidamente adiado devido ás já mencionadas e anormais circunstancias. O titulo em questão trata-se de Mahou Shoujo Madoka Magika e para esse reservo uma entrada dedicada quando finalmente terminar.

Toaru Majutsu no Index 2

Toaru Majutsu no Index 2


Toaru Majutsu no Index 2

Numa transferência de Inglaterra para o Japão o “Livro da Lei” foi roubado. Isto é especialmente preocupante uma vez que decifrar o mesmo supostamente significa o final da Igreja Católica Romana, consequentemente destruindo o equilíbrio de poder no mundo. Para piorar ainda mais a situação a freira Orsola Aquinas que descobriu recentemente uma forma de decifrar o livro acabou de ser raptada…

Na Academy City decorrer actualmente o Daihaseisai, um festival desportivo. Esta “oportunidade” é usada para trocar a Stab Sword – uma arma espiritual capaz de matar santos com um único golpe. No entanto a espada em questão demonstra-se muito mais perigosa do que o inicialmente suposto…

A muita esperada segunda temporada de “Um Certo Index Mágico” chegou finalmente e ou eu mudei muito ou não me cativou tanto como a primeira temporada. As historias, apesar de possuirem enredos com tudo para me interessar, apesar da qualidade de animação não desapontar nem a qualidade da musica ou dos voice actors parece que não conseguiu despertar em mim aquela vontade grande de ver imediatamente de seguida o episódio a seguir.

Na realidade acho que o meu problema com esta segunda temporada prende-se com o facto de ter visto pelo meio o Toaru Kagaku no Railgun (“Uma Certa Railgun Cientifica“) cuja personagem principal, a já mencionada Railgun, possuir uma quimica bem mais interessante com a personagem principal de Majustu, Touma. Porém não é só a falta desta quimica que me desapontou pois o elenco de personagens possui bem mais qualidade do que o spinoff de Railgun com personagens como o Accelerator ou as estreantes freiras católicas Agnese e amigas a darem uma grande variedade à serie.

No fundo acho que o meu problema com esta segunda temporada de Majutsu é que soube a um meio. Apesar de existirem varias boas historias na temporada elas pouco parecem influenciar-se umas ás outras e desde o inicio há a promessa de que algo grande está prestes a acontecer pelo que fiquei sempre à espera do arco seguinte até perceber que era o final da temporada e ainda não tinha visto nada de extraordinariamente bom.

Há que admitir algumas coisas no entanto: o inicio da temporada com o arco da Stab Sword e o Daihaseisai foi do melhor que existe na série e já a primeira temporada foi composta de varias pequenas historias apenas limiarmente interligadas porém isso não invalida o facto de não terem existido a meu ver muitos momentos memoráveis numa série tão esperada como esta.

Veredicto: Importante para quem já apostou em seguir a saga porém resfria um pouco o interesse em recomendar esta série apesar da saga em si ser uma interessante mistura entre ficção cientifica e a visão japonesa do que é o catolicismo (que muitas vezes pouco tem a ver com a realidade).

  • Imagem: 8/10
  • Som: 8/10
  • História: 6/10
  • Personagens: 7/10
  • Nota Final: 7/10

Houkago no Pleiades

Houkago no Pleiades


Houkago no Pleiades

Desejar Debaixo da Plêiades, também conhecida pelo seu titulo Japonês: Houkago no Pleiades (Pleiades depois da escola), é uma animação original emitida online desenvolvida em conjunto pelo estúdio Gainax e pelo construtor nipónico de automóveis Subaru. A séries foi disponibilizada em quatro partes no YouTube a 1 de Fevereiro de 2011 com uma versão legendada em inglês a surgir 6 dias mais tarde.

Quando vi há uns meses que a venerável Gainax se ia associar à Subaru (marca de automoveis) para fazer um pequeno projecto de animação fiquei cautelosamente intrigado e no fim lamento dizer que os meus receios tinham infelizmente bases solidas. Se alguém esperava ver sair daqui algo semelhante a Initial D ou Wangan Midnight ficará seriamente desapontado ao ser confrontado com o bastante distinto género de Mahou Shoujo.

Houkago no Pleiades é um conjunto de pequenas metragens que contam a historia de um grupo de raparigas que apanham estrelas cadentes para ajudar um alienígena perdido na terra a voltar ao seu planeta. Mahou Shoujo com a qualidade de animação da Gainax não é propriamente uma má combinação mas o uso de curtíssimas metragens com 5 a 10 minutos cada episódio fazem com que a historia não tenha tempo para crescer e não possa existir grande ligação entre nós espectadores e as personagens prejudicando seriamente o desfrutar do produto final. A juntar ao curto tempo temos também a estranha ligação entre Mahou Shoujo e uma marca conhecida por fabricar automóveis que deixa mais pontos de interrogação sobre a utilidade do projecto do que sobre a já de si mal explorada historia.

  • Imagem: 7/10
  • Som: 7/10
  • História: 2/10
  • Personagens: 2/10
  • Nota Final: 4/10