Nokia + Microsoft ou como a Nokia admitiu a sua irrelevância

Quem me conhece sabe que nunca escondi o facto de ser um grande fã do hardware da Nokia e até mesmo de um pequeno pedaço de software extremamente competente que da noite para o dia toda a gente passou a odiar: o Symbian.

Foi com o Symbian que descobri o que era um smartphone, que descobri o que era poder levar a web no meu bolso (a custos astronómicos admitamos), que descobri o que era poder reduzir vários gadgets num ao combinar telemóvel com agenda, calendário, jogos, clientes de twitter e facebook, ver ficheiros word ou pdf, etc… E fiz tudo isto antes sequer do iPhone conseguir copiar e colar um pedaço de texto, enviar uma mms ou fazer uma videochamada, tudo antes sequer do raio do Android conseguir sequer enviar um ficheiro via Bluetooth. Resumindo: a Nokia basicamente popularizou o smartphone e eu gostei tanto que voltei sempre aos telemóveis da marca eventualmente até hoje.

Nokia - Symbian to Windows Phone

Nokia - Symbian to Windows Phone

Hoje a Nokia anunciou uma parceria com a Microsoft para a produção de aparelhos com Windows Phone 7 e aquilo que é uma grande vitoria para a equipa de Redmond é também por outro lado uma capitulação da Nokia que vai eventualmente levar a sua posição no mercado a tornar-se tão relevante quanto empresas como a Sony Ericsson, LG ou Samsung. A Nokia abdicou da sua posição de líder para passar a ser um seguidor pura e simplesmente. Não digo com isto que seja uma má jogada, bem pelo contrario creio é a opção correcta para assegurar o futuro da empresa sem correr riscos mas pelo caminho é preciso dar a machadada final em algo que tem sido o principal problema da Nokia nos últimos anos: o software.

Com o anuncio de capitulação hoje a Nokia passou nas entrelinhas mais umas quantas mensagens para aqueles que viam na Nokia ainda um pouco de da esperança no que toca ao futuro: o QT vai ser abandonado como plataforma de excelência e o MeeGo volta a ser uma brincadeira em vez de um produto sério. Com isto a Nokia perdeu-me como potencial cliente. Já fui queimado vezes demais com os abandonos da Nokia: primeiro com a N-Gage, depois com a N-Gage outra vez, com o Ovi, com o Maemo GTK e agora com o QT e o MeeGo. Não vale a pena, a Nokia disse hoje alto e bom som: “Não somos de confiança, vamos abandonar sempre o software pois só queremos vender hardware e nada mais.”

Hoje a Nokia perdeu-me como cliente e isso vai-se reflectir quando chegar o momento de trocar de telemóveis cá em casa. Em vez de recomendar um C6 à minha irmã sou capaz de lhe recomendar antes um X10 Pro se ela insistir no teclado ou um qualquer outro telemóvel low end da gama Android e o mesmo digo para a minha mãe. Heck, sou capaz de aceitar as sugestões do meu tio e sugerir dumbphones Samsung para os meus pais em vez dos Nokias de baixa gama. Desconfio assim tanto da palavra da marca neste momento.

A Nokia disse hoje alto e bom som que não são de confiança no que toca ao suporte do seu software e eu ouvi depois de anos de dicas. Adeus Nokia, desejo-te o melhor mas certamente sem me teres como cliente.

PS: e para a empresa de Relações Publicas que anda a mandar-me emails sobre o OVI App Wizard este post serve também como resposta. Não vou dedicar sequer 1 segundo do meu tempo a uma tecnologia que vai certamente ser abandonada pela Nokia em pouco tempo conforme é aparentemente tradição naquela parte da Finlândia.