Anime Preview – Inverno 2011

Há quem diga que o tempo voa quando nos estamos a divertir. Eu não sei bem se isso é verdade porque realmente o tempo voou mas foi porque estive ocupado a maioria do tempo em vez de me estar a divertir.

Chegámos então ao fim do ano de 2010, a próxima temporada de animação vinda do Japão está quase a bater à porta e se acreditarmos nas previsões mais pessimistas pode até ser uma das ultimas temporadas daquilo que durante anos conhecemos como anime (isto devido à proposta 156).

Mas deixemos-nos de pessimismos e vamos olhar para as séries que podemos esperar para nos aquecer este inverno frio que se aproxima. Como sempre vou apenas falar das séries que me chamaram mais á atenção, para todas as outras usem esta minha bela ferramenta (indisponível para utilizadores de Internet Explorer).

Mahou Shoujo Madoka Magica

Mahou Shoujo Madoka Magica

Mahou Shoujo Madoka Magica

Começamos logo pelo mais “anormal” da minha lista: uma série de mahou shoujo!

Para quem desconhece o termo este significa “rapariga magica” e representa um género que, tal como o nome indica, possui como protagonistas raparigas com poderes mágicos e cujo principal exemplo para as pessoas da minha geração é sem sombra de duvidas Sailor Moon (As Navegantes da Lua em Portugal).

Pode parecer estranho que eu esteja interessado numa série deste género e a verdade é que não é a série em si que me deixa intrigado mas sim a autentica constelação de estrelas que se encontra por trás da sua produção. É uma série da Shaft realizada por Akiyuki Shinbo (Bakemonogatari, Sayonara Zetsubou Sensei), guião feito por Urobuchi Gen (Phantom, Saya no Uta) e character designs de Aoki Ume (Hidamari Sketch).

Da historia pouco sei sem ser o género mas com uma equipa destes merece pelo menos que lhe dê uma vista de olhos e é exactamente isso que planeio fazer.

Gosick

Gosick

Gosick

Outra série que me deixou intrigado pela sua sinopse foi este Gosick: a historia de um pequeno país fictício na Europa dos anos 20 onde uma rapariga brilhante resolve mistérios que a policia e os melhores detectives parecem não conseguir desvendar. Como se não bastasse a categorização de mistério e horror ainda temos a produção a cargo da Bones, estúdio responsável por séries como Eureka Seven ou Fullmetal Alchemist, como cereja no topo do bolo.

Freezing

Este Freezing deixou-me intrigado pela sua premissa: uma série sobre um futuro próximo em que a terra foi invadida por extraterrestres e raparigas com poderes especiais lutam contra eles acompanhadas de rapazes com a capacidade de bloquear os movimentos dos inimigos. A historia parece típico sci-fi japonês com poderes e para variar situada no equivalente a uma escola secundaria porém o trailer deixa-me de pé atrás com um excessivo foco na roupa interior das personagens femininas (a lembrar séries como Ikkitousen).

.//hack:Quantum

.//hack:Quantum

O estúdio ACGT pode ter sido o responsável por Initial D Fourth Stage e Wagan Midnight mas mesmo isso não me retira os receios causados pelo fanservice demonstrado no trailer.

Houkago no Pleiades, Wolverine, .//hack:Quantum

Resta ainda mencionar Houkago no Pleiades pelas mãos da venerável Gainax numa parceria com a Subaru (sim, o fabricante de automóveis) a que devo dar uma olhadela nem que seja só pelo estúdio responsável, Wolverine pelas mãos da Madhouse e do qual não espero muito e para finalizar a OVA .//hack:Quantum que, a julgar pelos designs, parece ser uma sequela do .//hack:Sign que vi há já uns bons anos atrás.

Esta temporada pode não trazer nomes que atraiam muito à primeira vista mas as equipas de produção, estúdios e acima de tudo premissas estão bem colocadas para nos trazer boas surpresas neste inverno que à vista desarmada tão pouco parece reservar para os fãs.