Higurashi no Naku Koro ni

Higurashi no Naku Koro ni - Logo

Higurashi no Naku Koro ni

Uma adaptação do jogo amador de mistério para computador Higurashi no Naku Koro Ni pelo estudio 7th Expansion e com animação a cargo do Studio Deen. O personagem principal da historia é Maebara Keiichi, um adolescente que se mudou recentemente com a sua família da grande cidade para a aldeia rural de Hinamizawa. Ele está a ajustar-se bastante bem à sua nova vida fazendo novos amigos na sua nova e pequena escola, brincando diariamente e passando os dias com tranquilidade quando subitamente um homicídio acontece… A partir desse ponto começa-se a desenrolar à sua volta um mistério cujas origens remontam a acontecimentos 5 anos atrás e que ele tentará desvendar. Mas, mais importante do que isso, será ele capaz de digerir a verdade por trás de tudo isto?

Boas historias de mistério onde alguém é assassinado e não se sabe bem a razão são certamente bastante difíceis de escrever mas quando bem executadas são certamente bastante interessantes. Higurashi no Naku Koro ni pode não ser uma obra ao nível de Agatha Christie mas é sem sombra de duvida muito interessante e um raro exemplo do género na animação japonesa. Mais uma vez deixem-me tentar falar-vos um pouco desta obra sempre tentando ao máximo não estragar o seu enredo.

A saga de Higurashi no Naku Koro Ni está dividida em duas séries e uma OVA e devo avisar desde já que, apesar da fraca qualidade da animação, a primeira iteração é sem sombra de duvidas a melhor das 3 com a ultima a OVA a ser uma demasiado óbvia tentativa de obter mais dinheiro dos fãs uma vez que a historia pode ser dada por totalmente encerrada no fim da segunda série (e obviamente a OVA possui bastante mais qualidade da animação). Na realidade os designs dos personagens no inicio parecem profundamente amadores reflectindo bastante bem as origens da série mas deixando algumas pessoas de pé atrás não só por esse facto como também pelo ambiente de aparentemente comédia que é apresentado durante a grande maioria do primeiro episódio.

Mas é precisamente nisso que Higurashi é exímio e se destaca da multidão: o seu enredo é imprevisível e cativante deixando-nos cada vez mais interessados em saber o que se vai passar a seguir. A série conta-nos a historia de um rapaz adolescente que se mudou recentemente de uma grande cidade para uma pequena aldeia rural japonesa, Hinamizawa, onde ele se encontra agora a fazer novas amizades e a passar o dia a dia alegremente na pequena escola local. Eventualmente as coisas começam a dar para o torto quando durante o festival da aldeia ocorre um homicídio que o vai deixar a questionar a sanidade mental tantos dos aldeões bem como de si próprio.

A historia de Higurashi vai-se lentamente construindo com bola curva atrás de bola curva que deixa o tele-espectador progressivamente mais intrigado para saber o que se passa a seguir. A série é exímia em destruir todas as teorias que construírem enquanto a visualizamos pois sempre que achamos ter construído uma teoria sobre o que de facto se passou é-nos atirado um novo facto ou dá-se uma profunda alteração no enredo que deita por terra toda a linha de pensamento que tínhamos vindo a seguir. Para vos dar um exemplo posso garantir-vos que ao chegarem ao quinto episódio desta série de 26 já terão construído uma ou mais teorias sobre o que se sucede na aldeia mas mesmo assim caíram totalmente por terra com os primeiros acontecimentos do episódio à vossa frente.

Isto sim é entretenimento e a qualidade do enredo, apesar de um final ligeiramente desapontaste na minha opinião, é certamente o ponto forte deste titulo mesmo que peque por um grave defeito inerente à sua natureza: revê-lo é virtualmente impossível pois todo o exercício de teorização sobre os acontecimentos fica deitado por terra uma vez descoberta a resposta. O mistério do enredo é tanto uma benesse como uma cruz que torna Higurashi numa experiência única e impossível de se repetir nas mesmas circunstancias mas não deixa de ser uma obra indispensável para quem apreciar algo mais estimulante para a massa cerebral.

O desenho não é particularmente bom, a animação idem mas a banda sonora possui uma qualidade muito razoável com algumas peças que inclusive se destacam. No entanto o que realmente marca Higurashi é o seu enredo e esse é praticamente sem igual na animação japonesa.

Veredicto: Já deviam estar a tentar obter isto não acham? 😉

  • Higurashi no Naku Koro ni - Maebara Keiichi
  • Higurashi no Naku Koro ni - Ryugu Rena
  • Higurashi no Naku Koro ni - Sonozaki Mion
  • Higurashi no Naku Koro ni - Houjou Satoko
  • Higurashi no Naku Koro ni - Furude Rika
  • Higurashi no Naku Koro ni - Logo

Higurashi no Naku Koro ni já terminou a sua transmissão televisiva e encontra-se editado em DVD no Japão e parcialmente nos EUA pela que a sua obtenção passará sempre por alguma forma de importação. Higurashi no Naku Koro @ TV Wall