School Days

School Days - Logo

School Days

Um adolescente tímido e sem confiança ficava satisfeito vislumbrando simplesmente de relance uma gira colega sua quando se deslocavam diariamente de comboio para a escola secundaria. Pelo menos era assim até Saionji Sekai surpreender Itou Makoto ao apanha-lo com uma foto da bela Katsura no seu telemóvel. Após brincar um pouco com a situação Sekai oferece-se para o ajudar no seu romance. Depois de varias conversas de motivação da Mokoto e bastantes esquemas os 3 tornam-se bons amigos, proximos o suficiente para Makoto convidar Katsura para um encontro. Encontro esse que ela aceita. Mais tarde nesse mesmo dia Makoto arranja um momento calmo para agradecer todo o apoio que a Sekai lhe deu porém ele é surpreendido ao ser apanhado totalmente desprevenido pela recompensa que Sekai lhe pede. Sekai rouba-lhe um longo beijo dos seus lábios antes de sair a correr para apanhar o comboio. A Sekai vira-se então e deseja boa sorte para o encontro de Makoto.

School days é possivelmente um dos se não mesmo o anime mais odiado de sempre dotado do protagonista que mais instintos homicidas despertou nos telespectadores. Porém deixem-me colocar já o meu jogo todo na mesa: eu gosto e muito de School Days e, contrariamente à opinião habitual, acho-o como um anime único e inesperadamente interessante que me deu imensas gargalhadas seguidas de uma assustadora realização de que aquilo poderia mesmo acontecer numa qualquer localização real.

Querem saber porquê? Então continuem a ler mas aviso desde já que esta review pode conter spoilers e não me responsabilizo por vos fazer desfrutar menos da série caso a desejem vir a ver (não vou no entanto estragar os grandes twists finais que, acreditem em mim, são bem grandes).

Antes de mais nada School Days ao mesmo tempo é e não é um romance de secundária tão cliché da animação japonesa bem como uma adaptação de uma das famosas Visual Novels e ainda para mais não é daquelas para todas as idades como Clannad mas sim daquelas que levam um belo 18+ na caixa. Posto isto já podem começar a perceber um pouco o que se pode esperar deste anime: um personagem principal com a capacidade de socializar igual à de uma tábua de madeira mas por quem todas as raparigas se apaixonam. O cliché acaba ai no entanto pois, ao contrario da generalidade das séries do género, o nosso personagem principal consegue virtualmente TODAS as raparigas da série sem grandes excepções ao mesmo tempo que é sem sombra de duvidas uma das maiores bestas que alguma vez foram desenhadas pelos estúdios de animação japoneses.

School Days - Itō Makoto

Itō Makoto

Makoto é um adolescente e como qualquer adolescente só tem uma coisa na cabeça (spoiler: sexo) e se há coisa que a série faz questão em mostrar é como essa é sempre a principal prioridade do nosso protagonista que aparenta ter uma total ausência de massa cerebral guiando-se única e exclusivamente pelo que tem entre as pernas com resultados catastróficos de formas que quem não viu a série certamente não consegue imaginar.

Pequeno resumo dos pontos importantes do enredo: Makoto é o rapaz no centro do típico triângulo amoroso e o seu “coração” (ou outro órgão mais provavelmente) oscila entre a rapariga tímida que ele vê diariamente no comboio e a colega de carteira que o ajuda na busca da rapariga que ele pensa ser dos seus sonhos. Eventualmente ele consegue a rapariga, ele consegue esta nova amiga que se apaixona por ele e ele consegue fazer com que o seu quarto pareça um bordel para as raparigas da escola e não, eu não estou a exagerar.

School Days - Saionji Sekai

Saionji Sekai

Calculo que compreendam agora porque é que School Days é tão odiado mas certamente não compreenderam como é que eu posso dizer que gosto e bastante da série. A resposta é muito simples: toda a estupidez, as más decisões e as respectivas consequências (acima de tudo as consequências) conseguem ser profundamente hilariantes de uma forma ligeiramente sádica (ok bastante sádica mesmo) e eu pessoalmente fiquei sempre em pulgas por saber qual o desastre que ia acontecer a seguir, algo onde o anime nunca desapontou. Eu acho que consegui desfrutar tanto de School Days não só por estes factores mas também porque o mesmo pode ser visto como uma critica social orientada a uma ideia que alguém tem da geração de adolescentes actual que apesar de bastante exagerada consegue estar assustadoramente perto de algumas realidades pelo menos a julgar pelas noticias que mães com menos de 16 anos, por vezes bem menos.

School Days é por muitos visto como um mau anime com uma má historia e más personagens. Eu prefiro vê-lo como um anime incompreendido por muitos ou então uma historia que colocou o dedo numa ferida que muitos não têm coragem de admitir e na minha modesta opinião vale a pena ver para qualquer fã de animação japonesa e especialmente aqueles que não costumam ver este género em particular pois mesmo com todos os seus defeitos não deixa de entreter com qualidade (mesmo que duvidosa). Uma coisa é certa: esta é uma série que polarizou e polariza ainda a sua audiência e isso só pode significar que provocou algum impacto significativo na mesma.

Conclusão: Vejam por vossa conta em risco pois no fim ou vão adorar ou querer partir o ecrã onde viram o ultimo episódio.

  • School Days - Saionji Sekai
  • School Days - Itō Makoto
  • School Days - Katsura Kotonoha
  • School Days - Kiyoura Setsuna
  • School Days - Logo
  • School Days - Sawanaga Taisuke
  • School Days - Kuroda Hikari
  • School Days - Katō Otome

School Days já terminou a sua transmissão televisiva e encontra-se editado em DVD no Japão e nos EUA porém a sua idade já se faz sentir pelo que não deve ser muito fácil obter os mesmo. School Days @ TV Wall