Para sempre “Forever”

Tinha eu sensivelmente 11 anos quando dois colegas meus, gémeos por sinal, trouxeram para as aulas de “informática” que tínhamos no final do dia no ATL um jogo que marcou a historia dos videojogos. O jogo era o Duke Nukem 3D e realmente tenho de admitir que éramos um bocadinho novos demais para ele. Felizmente isso significou que não apanhei a maioria das piadas até uns anos mais tarde, o que é algo bastante positivo dado o conteúdo para a altura pornográfico deste mítico pedaço de software.

Mas porque é que relembrei esta historia hoje? Pois bem porque hoje, 12 anos depois do seu anuncio inicial em 1998, a eterna anedota o jogo que parecia finalmente morto e enterrado aquando da falência do mítico estúdio responsável pelo Mr. Testosterona desde o inicio dos tempos, a 3D Realms, foi dado como vivo num anuncio pela editora 2K games durante a Penny Arcade Expo.

O jogo está agora a cargo do estúdio Gearbox, famoso por títulos como Brothers in Arms, Half-Life: Oposing Force/Blue Shift ou Borderlands, e tem data marcada para algures durante o próximo ano de 2011. Como podem calcular o estúdio não quer dar uma data concreta dado o assombrado historial deste jogo tantas vezes adiado mas uma coisa é certa: deste vez os jornalistas já conseguiram jogar efectivamente partes do jogo e, como esperado, não é nem de longe o melhor jogo do mundo mas é aparentemente competente e só na versão final se poderá tirar um veredicto final. Porém estamos a falar de um estúdio com bastante mais provas dadas do que o anterior pelo que menos não se podia esperar, só resta saber se o estilo machista e cheio de queijo do Duke continua a fazer sentido nos dias de hoje.

It’s time to kick ass and chew bubble gum, and I’m all out of gum…