Tengen Toppa Gurren Lagann

Tengen Toppa Gurren Lagann

Tengen Toppa Gurren Lagann

Num futuro distante as pessoas constroem as suas casas e criam o seu gado em cavernas subterrâneas. Como consequência disso vivem constantemente com medo de terramotos e derrocadas há centenas de anos. Jeeha é uma dessas aldeias. Um dia um rapaz chamado Simon encontra por acaso uma pequena e brilhante broca enquanto escava para ampliar a aldeia. Ao mesmo tempo Kamina, um tipo que acredita na existência de outro mundo em cima da aldeia, convence um gang a romper pelo tecto para sair da caverna. Subitamente dá-se um terramoto e o tecto cede seguido de um enorme robot que cai pelo buraco resultante. Kamita vê então confirmada a existência de um mundo acima da aldeia e começa negligentemente a lutar contra o robot. Nesse momento uma outra pessoa surge da terra acima, uma rapariga chamada Yoko. Com uma espingarda na mão ela vinha a perseguir o robot porém tudo o que pode fazer com isso é distrai-lo. Simon mostra então o a Kamina e Yoko a sua descoberta: um misterioso robot cuja cabeça é também o seu corpo.

Há grandes animes como Death Note, Cowboy Bebop ou Clannad mas depois há os outros, aqueles que marcam a industria da animação e aqueles que os vêm, os que ficam para a historia como Evangelion, Ghost In The Shell, FLCL ou este Tengen Toppa Gurren Lagann.

Gurren Lagann é epico. Esta série é pura e simplesmente tudo o que é épico destilado, concentrado e multiplicado por 1000. Acreditem em mim que eu até devo estar a ser conservador uma vez que TTGL é simplesmente bru-ta-li-ssi-mo e tentar descreve-lo por palavras é um exercício de futilidade. Mas deixem-me antes tentar explicar-vos um pouco o que é TTGL em vez de continuar a tentar gastar os adjectivos todos do dicionário.

Gurren Lagann conta-nos a historia de Simon, um pequeno mineiro que vivia numa aldeia subterrânea até que um dia descobre enquanto escava um pequeno robot cujo corpo consiste apenas de uma cabeça. Nessa mesma aldeia vive também Kamina, um homem que sonha um dia sair daquela aldeia subterrânea e ir para o mundo acima, o mundo onde não se teme que o tecto caia e onde se pode ver o céu. Claro que todos os outros aldeões acham que Kamina é um louco e que tal coisa não existe mas a sua fé não é abalada por nada e ele continua a acreditar. Certo dia o tecto cai e Kamina descobre que estava certo e que existia mesmo um mundo acima. É aqui que começa a aventura.

Gurren Lagann é-nos trazido pelas mãos da Gainax, o estúdio por trás de obras como Evangelion, FLCL ou Gunbuster, e deixem que vos diga: a malta daquela companhia não fumava nada tão forte desde que fez FLCL porque Gurren Lagann chega a um ponto em que mais parece uma trip de acido. É frenético, é exagerado e cresce cada vez mais até atingir proporções galácticas! Conta uma historia de um rapaz e de como tudo é possível se acreditarmos, mostra-nos uma raça humana que não se deixa derrotar por nada nem ninguém e no fim é uma historia de esperança, o completo oposto de Evangelion em todos os aspectos e arriscaria a dizer que igualmente genial.

Tengen Toppa Gurren Lagann é um clássico que qualquer adepto de animação japonesa devia ver pelo menos uma vez na vida quer no formato original de serie televisiva quer no mais recente remake em forma de dois filmes de animação. É até a primeira vez que digo isto mas achei que o 2º filme, com todos os seus defeitos, apresenta um final muitíssimo superior ao da série e que só eleva TTGL a níveis ainda mais elevados (se é que isso já era possível) porém não dispensa o visionamento do original primeiro dada a inerente escassez de tempo de uma longa-metragem.

Veredicto: Se ainda não viram isto quem raios pensam que são?

Não acredites em ti que acredita em mim. Não acredites em mim que acredita em ti. Acredita em ti que acreditas em ti mesmo!

  • Simon
  • Tengen Toppa Gurren Lagann
  • Kamina
  • Nia
  • Viral
  • Yoko

Gurren Lagann já terminou a sua transmissão televisiva e encontra-se editado em DVD no Japão e em muitos outros países pelo que não é difícil obter esta popular série (já o preço é outra historia). Existem também dois filmes que re-contam a historia da série mas a data de edição dos mesmos na Europa é um mistério. Tengen Toppa Gurren Lagann @ TV Wall