Katanagatari

Katanagatari Logo

Katanagatari Logo

Este épico histórico centra-se em torno de Shichika Yasuri, o chefe de sétima geração da escola de artes marciais Kyotou-ryuu do Japão medieval. Ele e a sua irmã mais velha Nanami vivem numa ilha isolada até que uma estratega militar de nome Togame lhe fala de 12 espadas forgadas por um ferreiro lendário. Shichika embarca então numa missão a mando de Togame para encontrar essas 12 espadas.

Katanagatari é um anime curioso que se destaca não só pelo estilo muito peculiar e verboso da escrita de Nisio Isin (autor de obras como Bakemonogatari ou Medaka Box) como também pela sua apresentação. Não só o estilo adoptado para o design dos personagens por parte da artista Take marca pela diferença como também o facto de toda a animação ser feita num estilo que procura imitar as tradicionais pinturas em papel de arroz do Japão medieval salta à vista.

Katanagatari não é um anime com muita acção, bem pelo contrario a historia evolui mais nos diálogos entre os personagens do que nos combates chegando mesmo a tornar estes últimos anti-climáticos. Considerada por muitos como uma das mais fracas obras de Nisio Isin, Katanagatari não deixa de ter uma abordagem diferente do habitual merecendo só por isso a minha recomendação.

Com episódios longos e habitualmente recheados de dialogo este anime não é certamente para todos mas é interessante o suficiente para me manter como espectador no 7º episódio. O facto de a certo ponto me ter deixado seriamente a questionar quem está realmente do lado do “bem” e quem está do lado do “mal” é claramente um outro grande ponto a favor desta série que teima em caminhar no cinzento no que toca a valores e morais. Sem sombra de duvidas um anime recomendado.

  • Katanagatari Logo
  • Shichika Yasuri
  • Togame
  • Nanami Yasuri
  • Koumori Maniwa

Katanagatari é emitido uma vez por mês em episódios de 1 hora cada um. Katanagatari @ TV Wall