Promover um blog pós-2010

Antes de mais nada um aviso: notem que eu não estou com isto a dizer que estou descontente com o numero de visitas que tenho ou até com os poucos fieis leitores que ainda vou tendo. Até porque acima de tudo eu blogo porque sim, não porque quero ser algum tipo de estrela da internet.

Como podem ter reparado tenho andado a escrever um pouco mais aqui no meu blog mas isso tem-me permitido verificar uma tendência preocupante nos dados estatísticos das visitas deste blog: estão a descer. Não é nenhuma descida vertiginosa e repentina mas a verdade é que pouco a pouco o numero de acessos está a descer consideravelmente.

Dados do Feedburner

Dados do Feedburner

Por um lado eu já esperava uma descida dado que tenho estado lentamente a mudar as temáticas que abordo neste espaço ao longo dos ultimo anos mas há outros factores que ajudam também a essa descida. O declínio do Prt.Sc e o seu consequente fim provavelmente também tem a sua quota parte de responsabilidade na queda dos acessos mas um dado quiçá previsível é que, aquando do seu fim, o numero de subscrições RSS subiu substancialmente.

Para ser mais concreto no mês seguinte ao fim do agregador o numero de leitores do feed RSS subiu em média 45% nos dois meses seguintes porém nem tudo são rosas uma vez que o “Reach”, a métrica que segundo o Feedburner indica o alcance total da feed (ou seja, o numero de leituras que ela tem nos diversos usos que lhe são dados), desceu em média 82% nesse mesmo período de tempo provando que, com todos os defeitos, o agregador continuava a permitir uma visibilidade bastante superior à que um simples blogger como eu consegue sozinho. No entanto tomem estes dados do “Reach” com uma pitada de sal uma vez que as variações constantes do numero não me inspiram grande confiança.

Evolução das visitas ao site

Evolução das visitas ao site

Mas passemos a outros números, mais concretamente passemos aqueles números que me deixam apreensivo: a evolução do numero de visitas a este espaço. Ignorando aquele pico no inicio de 2008 (salvo erro cortesia do Rui Costa do 2.0 Webmania que me convidou para o Júri do “Melhor Blog Português 07”) podemos claramente ver que desde 2009 que o numero de visitas a este espaço tem vindo lentamente a decair até atingir mínimos de sempre aquando do passado mês de Junho deste ano.

Pode-se também ver que a data do fim do Prt.Sc causou uma ligeira recuperação nas visitas no entanto essa data coincide também com um regresso meu após uma longa ausência de entradas neste espaço por falta de tempo o que explicaria igualmente a recuperação. Não deixa no entanto de me entristecer ver este meu espaço com um decréscimo de visitas de 8% por mês em média desde Setembro de 2009 especialmente com tanto trabalho que tenho no design. Claro que quem corre por gosto não cansa e ei de continuar por aqui enquanto me for possível por isso não têm de se preocupar.

Páginas por Visita

Páginas por Visita

Porém nem tudo são más noticias e este ultimo gráfico demonstra algo que no mínimo me deixa com a sensação de que estou a melhorar as minhas capacidades como designer deste pequeno canto do ciberespaço: o numero médio de páginas por visitas tem vindo a aumentar desde essa data do final do Prt.Sc que tanto tenho mencionado aqui.

É curioso que a mudança do layout para o actual (algo que ocorreu em Dezembro de 2009 já agora) até parece ter tido um efeito nocivo para o numero médio de páginas por visita sendo preciso chegar o já mencionado mês de Março para ver uma mudança radical na evolução dessa variável. Evolução essa que culminou no passado mês de Maio com um máximo histórico neste blog de 2,16 páginas por visita. Notem também que há dias tomei medidas que têm como objectivo especifico melhorar este numero a longo prazo por isso pode ser que tenha mais algo para sorrir daqui a uns tempos.

Tudo isto para nos levar aquilo que eu queria mesmo perguntar: como podemos nós, autores de blogues que ainda resistem em 2010, aguentar-nos na próxima década quando dados como estes me indicam a mim que o meu blog está a cada dia a perder visitas sem qualquer sinal de inversão? As técnicas de auto-promoção que eu sempre defendi têm-se tornado cada vez mais difíceis de colocar em prática: comentar muito em outros blogues e ser um membro activo da comunidade costumava ser a melhor forma de conseguir “publicidade” para o nosso espaço e de gerar novos leitores, acima de tudo novos leitores relativamente fieis.

Porém tudo isto se tem tornado mais difícil com o êxodo que a blogoesfera tem visto fruto das redes sociais como o twitter e o facebook que sugaram deste universo todos aqueles que não cá estavam pela arte de escrever mas sim pelo factor social. Eu próprio noto que escrevo menos neste espaço porém escrevo agora textos maiores, mais trabalhados e acredito que com mais qualidade porém isso de pouco chega se a massa de leitores está cada vez mais reduzida.

Então a questão que a meu ver se coloca é esta: estará o blogue pessoal lentamente a morrer? Serei simplesmente eu que estou a usar os métodos errados para promover este meu espaço? Ou será até existem outras questões de fundo que eu não consegui vislumbrar na minha analise? Falem de vossa justiça nos comentários, quero saber as vossas opiniões.

PS: Seria também engraçado ver outros bloggers a analisar também os seus números a longo prazo para ver como estão a evoluir as suas visitas. Era curioso poder comparar os meus dados com outros para compreender melhor a situação. Fica então o desafio.