Suzumiya Haruhi

Os livros da série Haruhi Suzumiya

Haruhi Suzumiya

Uma estranha historia numa secundária começa aqui!

Esta é a historia de Suzumiya Haruhi, que na sua apresentação à turma disse: “Eu não tenho qualquer interesse em simples humanos. Se estiver por ai algum extraterrestre, ser do futuro ou super-homens que venham ter comigo. E é tudo.”

Naturalmente qualquer pessoa normal ficar a pensar “Hum… ?” mas Haruhi estava a ser mortalmente séria. As coisas ficam de loucos quando toda a gente percebe o quão séria ele é sobre tudo isto ao criar a SOS Dan (brigada Salvar o mundo ao sObrecarrega-lo com diversão de Suzumiya Haruhi).

Suzumiya Haruhi é uma bela estudante secundária com ideias fixas, personalidade atrevida e muito excêntrica. Ela tem um inimaginável poder capaz de mudar o mundo no entanto desconhece totalmente esse facto e está também totalmente sem consciência do efeito desse seu poder no mundo à sua volta.

Uma maravilhosamente estranha porém maravilhosamente interessante historia!

Para quem segue a cena dos animes Haruhi Suzumiya é certamente um nome que dispensa apresentações mas para os outros muito provavelmente não passará de um aparentemente normal nome de uma qualquer rapariga japonesa. Na realidade Haruhi Suzumiya-san é mais do que uma rapariga normal. Para dizer a verdade Haruhi Suzumiya-san é Deus deste nosso mundo, pelo menos a julgar pela historia contada nesta série de livros, série essa que (de acordo com a Wikipedia) vendeu mais de 4 milhões de cópias do capitulo inicial só no Japão.

Hare Hare Yukai

Hare Hare Yukai

Esta estranha história que envolve extraterrestres, viajantes no tempo e “espers” (pessoas com poderes sobrenaturais – ESP) é-nos contada pelas palavras de Kyon, um simples aluno de primeiro ano de uma normal escola secundaria japonesa que, fruto do acaso, calha em ficar sentado em frente a Haruhi na sua sala de aula e como tal acaba por ver-se arrastado para todas as coisas estranhas que decorrem em torno desta rapariga. Pelo meio temos clichés como um jogo de basebol ou uma ida a um festival em vestidos tradicionais (Yukatas) porém todos eles levam um “twist” muito à Haruhi e como tal nunca se torna aborrecido.

Para além dos altamente populares livros a série dispõe também de uma adaptação primeiro numa série de televisão e mais recentemente num filme. A série ficou primeiro infame pelo facto de ter sido emitida fora de ordem cronológica deixando muitas pessoas a coçar as suas cabeças quando o primeiro episódio que imita perfeitamente um qualquer filme amador feito por um grupo de estudantes no seu tempo livro é exibido e mais tarde pelo facto de, aquando de uma segunda e ampliada exibição, um episódio é repetido 8 semanas consecutivas apenas com ligeiras alterações.

A Haruhi opõe-se a quem não conheçe esta série

A Haruhi opõe-se a quem não conheçe esta série

Não podemos também esquecer o facto da segunda série ter sido anunciada em finais de 2007 e só ter sido apresentada no passado ano de 2008 e ainda a “web-series” que era para ser apresentada no YouTube e que, em vez do primeiro episódio, mostrou uma bela imagem de vários minutos de um iate a navegar acompanhado de uma bela e calma musica.

Posto isto eu tenho de confessar que me tornei fã. Não sou fanático ao ponto de considerar o Haruismo uma religião verdadeira mas tenho a tradução do 4º livros já encomendado apesar de ainda faltar um pouco mais de 3 meses para sair (o preço também é barato por isso não custa nada). De qualquer forma fica aqui a minha recomendação. Quer vejam a versão de 2009 do anime, leiam os livros ou vão até buscar a versão de 2007 em toda a sua estranha e confusa glória é seguro dizer que vão sair dali seriamente entretidos com as peripécias deste estranho grupo de estudantes.