Anime Report – Primavera 2010


Darker Than Black

Darker Than Black

Anime mais antigo

Não me querendo alongar muito mais vou deixar uma síntese muito rápida nesta categoria:

Darker Than Black

Este anime chamou-me à atenção quando começou a passar na radical, vi um episódio e lembrei-me que o tinha deixado na minha lista de coisas para as quais não tive tempo nos idos de 2007. O anime é bastante popular tendo já uma série de OVAs e uma segunda série (ambas ainda na minha lista de coisas a ver) e deixo aqui a minha recomendação sobre o mesmo. Segue uma lógica de mini-historias de 2 episódios cada que vão montando as peças para o grande final.

  • Imagem: 9/10
  • Som: 8/10
  • História: 8/10
  • Personagens: 7/10
  • Nota Final: 8/10

 

Initial D Fourth Stage

Finalmente consegui acabar de ver as 3 temporadas e 1 filme de Initial D e fiquei a salivar por mais. A historia é simples: Takumi é um rapaz que desde muito novo conduz o Toyota Panda Trueno do pai para entregar Tofu no monte Akina. Claro que há o pequeno pormenor de ele ser um autentico génio ao volante que rapidamente ganha uma reputação como o mais rápido corredor do downhill primeiro em Akina e agora em toda a região. Initial D é um anime sofre drifting e este quarto capitulo lida com os avanços do Project D, uma equipa composta por Takumi e Keisuku sob o comando do irmão deste ultimo, Riosuke, em zonas cada vez mais afastadas de Akina.

Devo dizer que este foi o primeiro anime que me fez ir pegar na manga no momento em que acabou e é triste saber que, devido ao aumento do custo do combustível e das preocupações ambientais, tem vindo a perder popularidade de tal forma que mesmo a manga tem tido pouca saída. É muito pouco provável que alguma vez chegue aos ecrãs a conclusão e mesmo a manga corre riscos de se ficar pelo meio. Não deixa no entanto de ser recomendado para todos aqueles que gostam de animes e de carros, o 3D usado para animar os carros está bastante bem feito e não destoa do resto. Infelizmente o mesmo já não se pode dizer das caras dos personagens que têm um estilo feio e que não melhora com as temporadas mas como o foco são mesmo as corridas de carros é algo que se suporta bem.

  • Imagem: 7/10
  • Som: 7/10
  • História: 8/10
  • Personagens: 7/10
  • Nota Final: 7/10

 

Hidamari Sketch Hoshimittsu

Hidamari Sketch Hoshimittsu

Hidamari Sketch

Mais uma serie da Shaft com tudo o que isso trás de arrasto: estilo avant-garde e todos os problemas frutos de atrasos. Felizmente a duas primeiras séries já sairam em DVD por isso já estão completas e a ultima não teve grandes problemas de maior apesar de ser bastante obvio que tanto o genérico como os créditos finais vão ganhando cenas ao longo da temporada (o fim começa literalmente por ser uma única imagem estática).

Hidamari Sketch conta a historia de um grupo de raparigas que andam na turma de artes de uma escola secundaria. Estas raparigas estão unidas pelo facto de viveram todas num pequeno complexo de apartamentos (Hidamari-so) mesmo ao pé da escola, é só atravessar a estrada. Este complexo de apartamentos é conhecido por albergar pessoas no mínimo estranhas do departamento de artes no entanto e as actuais ocupantes lá vão lentamente provando que isso se mantém (para grado de nós espectadores).

Encontrei Hidamari Sketch enquanto procurava algo para colmatar a ausência que o final de Aria deixou na minha vida. É uma comédia ligeira no muitas vezes menosprezado género do “slice-of-life”, um género onde habitualmente se abdica de um enredo global a troco de pequenas historias da vida de pessoas relativamente normais. É aquilo que eu gosto de chamar um “feel-good” anime porque um episódio deste tipo de séries serve quase sempre para me deixar com um sorriso nos lábios e com a mente tranquila e o único problema que tem é mesmo eu já ter visto tudo.

  • Imagem: 7/10
  • Som: 7/10
  • História: 8/10
  • Personagens: 9/10
  • Nota Final: 9/10