Anime Report – Primavera 2010


Fullmetal Alchemist Brotherhood logo

Fullmetal Alchemist Brotherhood

Fullmetal Alchemist: Brotherhood

Dois irmãos perdem a sua mãe para uma doença incurável. Com o poder da “alquimia” eles usam conhecimentos tabu numa tentativa de a ressuscitar. O processo falha e como preço por usar este tipo de alquimia o irmão mais velho, Edward Elric, perde a sua perna enquanto o seu irmão mais novo, Alphonse Elric, perde todo o seu corpo. Para salvar o seu irmão Edward sacrifica o seu braço direito em troca da alma de Alphonse afixando-a a uma velha armadura. Com a ajuda de uma amiga da familia, Edward recebe membros de metal (“automail”) para substituir os que perder. Posto isto Edward jura procurar a Pedra Filosofal por forma a recuperar o seu corpo e o do seu irmão, mesmo que para isso tenha de se tornar um “Alquimista do Estado”, alguém apelidado pelas pessoas de cão do exercito.

Fullmetal Alchemist é certamente algo que não precisa de muitas apresentações. A manga é uma das mais populares em todo o mundo e o primeiro anime é por muitos considerado como um dos melhores alguma vez feito enquanto outros tantos sempre o consideraram uma mera sombra da manga. Para estes ultimos existe agora o Brotherhood, um remake cuja principal diferença é que, ao contrario da série anterior, segue a historia da Manga até ao fim em vez de seguir pelo seu próprio caminho.

Quase toda a equipa da série anterior está de volta no Brotherhood incluindo o mesmo estúdio de animação e deixem-me que vos diga desde já que o resultado final é simplesmente fantástico, melhor só se a série original nunca tivesse existido. Deixem-me então explicar: Brotherhood é muito bom porém ficará sempre manchado pelo impasse que a Bones (estúdio) teve ao inicio: por um lado era necessário contar o inicio da historia àqueles que nunca tinham visto a primeira série, por outro não valia a pena estar a ocupar muito tempo com história que já tinha sido contado na tentativa anterior. O resultado foram cerca de 10 episódios em que a historia que se sobrepõe à primeira tentativa é contada a um ritmo extremamente apressado e até com alguns cortes pelo meio porém tudo é compensado com o ultimo episódio a cair na mesma semana em que a manga terminou no Japão e segundo muitos com uma execução desses momentos finais superior à obra original até (claro que um numero igual discorda, é a Internet meus caros).

Não me querendo alongar muito mas deixo a nota que aparentemente a SIC Radical era para exibir por cá este anime (depois de já ter exibido o original há uns anos) e até se falou que ia colocar todos os episódios online on-demand mas fui procurar ao site e a única coisa que encontro é um clip a dizer que dá “todos os dias” na radical apesar de na programação estar totalmente ausente. Porém considerando que a Radical se tornou numa sombra do que era no inicio pode ser que outro canal como o Animax colmate a falha.

  • Imagem: 9/10
  • Som: 8/10
  • História: 9/10
  • Personagens: 9/10
  • Nota Final: 9/10