Javascript no Servidor

Como tinha dito antes tenho andado a brincar com algo que apelidei de TV Wall e essa brincadeira passa principalmente por usar JavaScript e funcionalidades novas do HTML5…

Pois bem, aplicações web a correrem praticamente só no cliente são muito giras realmente mas infelizmente ainda são precisas algumas coisas do lado do servidor e para essas tenho andado a usar o bom e velho PHP… E php serve, php dá para responder a pedidos, php cumpre a sua função admiravelmente e acima de tudo php funciona de uma maneira que eu compreendo muito bem: eu aponto-lhe um url e ele corre o script que se encontra nesse url. Serve perfeitamente mesmo que não seja a solução mais moderna ou a que escale da melhor forma.

Mas eu não quero usar php e tenho andado a apaixonar-me cada vez mais com JavaScript. Acima de tudo eu gosto da ideia de que uma aplicação não corre mas sim responde a pedidos. As aplicações não passam variáveis, passam mensagens (e essas mensagens são em JSON no meu caso). O que eu queria mesmo era usar JavaScript em todo o lado e guardar todos os meus dados em JSON.

Guardar os dados já consigo, tenho o belo do CouchDB a deixar-me guardar lá objectos JSON com uma bela api via REST, mas a minha grande duvida é como raios vou usar javascript no servidor…

Temos o Node.js, o Narwall com o Nitro, temos o Ringo e mais uns quantos e a verdade é que eu estou totalmente perdido… Eu não só não sei em qual deles pegar como não faço a mais pálida ideia de como começar a programar o que quero que ele faça… Alguém me consegue dar uma ajudinha?