Introduza o termo a pesquisar e clique Enter.

Javascript no Servidor

Jul 10 06

Escrito por Luis Nabais @ 06/07/10 3:07 | 8 Comentários »

Como tinha dito antes tenho andado a brincar com algo que apelidei de TV Wall e essa brincadeira passa principalmente por usar JavaScript e funcionalidades novas do HTML5…

Pois bem, aplicações web a correrem praticamente só no cliente são muito giras realmente mas infelizmente ainda são precisas algumas coisas do lado do servidor e para essas tenho andado a usar o bom e velho PHP… E php serve, php dá para responder a pedidos, php cumpre a sua função admiravelmente e acima de tudo php funciona de uma maneira que eu compreendo muito bem: eu aponto-lhe um url e ele corre o script que se encontra nesse url. Serve perfeitamente mesmo que não seja a solução mais moderna ou a que escale da melhor forma.

Mas eu não quero usar php e tenho andado a apaixonar-me cada vez mais com JavaScript. Acima de tudo eu gosto da ideia de que uma aplicação não corre mas sim responde a pedidos. As aplicações não passam variáveis, passam mensagens (e essas mensagens são em JSON no meu caso). O que eu queria mesmo era usar JavaScript em todo o lado e guardar todos os meus dados em JSON.

Guardar os dados já consigo, tenho o belo do CouchDB a deixar-me guardar lá objectos JSON com uma bela api via REST, mas a minha grande duvida é como raios vou usar javascript no servidor…

Temos o Node.js, o Narwall com o Nitro, temos o Ringo e mais uns quantos e a verdade é que eu estou totalmente perdido… Eu não só não sei em qual deles pegar como não faço a mais pálida ideia de como começar a programar o que quero que ele faça… Alguém me consegue dar uma ajudinha?

pub:

8 Comentários

  1. Weliton Freitas

    10 de Agosto de 2010 ás 19:02

    a utilizar Opera 9.80 em Mac OS

    Trabalho em uma empresa que tem um ERP, Criamos a nossa propria tecnologia, servidor web, servidor de aplicação, servidor de banco de dados local, interpretador Js no servidor. Todo o erp e desenvolvido em JS no server e um framework tambem criados pela gente para o client.