Off-Topic

Uma coisa que me deixa a pensar já há algum tempo são os chamados off-topics nos fóruns de discussão online. Não é tanto o facto de existirem e nem sequer é o facto de muitas pessoas acharem que são indesejados mas sim o facto de praticamente todas as conversas que eu tenho no mundo real acabarem por desaguar em múltiplos off-topics pelo caminho.

É engraçado que numa conversa saudável entre amigos habitualmente fala-se de coisas tão dispares como memorias de infância, politica, futebol, musica, cinema, etc. e no entanto nas estruturas inflexíveis dos fóruns é comum conversas serem fechadas por moderadores devido ao já infame off-topic. Serei o único a achar que é normal e um sinal de uma conversa saudável entre os participantes quando uma conversa toma subitamente um rumo distinto do inicial?

É algo que me deixa com a pulga na orelha já há muito tempo e, tendo de administrar alguns fóruns ao longo dos anos, consigo também compreender perfeitamente as campanhas por parte daqueles nessas posições de evitar esse tipo de desvios do assunto. É que se o off-topic for demasiado pronunciado o titulo da conversa deixa de fazer sentido e potenciais novos intervenientes podem sentir excessiva dificuldade em juntar-se à discussão.

Se calhar os softwares que gerem esses tipos de fóruns podiam ter uma opção para o moderador marcar os posts como off-topic criando uma espécie de árvore de conversação em vez das tradicionais soluções de apagar entradas, bloquear a conversa ou dividir a conversa em duas.

Algo deste estilo:
Off-Topic Thread Example

Eu bem sei que isto já é mais ou menos possível com os softwares actuais mas eu pessoalmente não gosto nada da chamada “Threaded View” e não considero que isso sirva para o que eu expliquei aqui.

De qualquer forma isto é apenas um desabafado e nada mais. 🙂

PS: Já disse aqui que o Balsamiq Mockups é muito catita? Não? Bem, fica dito então. Só é pena é o preço ser caro demais para a minha carteira.