Pirataria e a “perca” de dinheiro

Cada vez que alguém acusa a pirataria de o fazer perder dinheiro Jesus mata 30 gatinhos, 15 canários e 8 porquinhos da índia. Desculpem-me mas é a única coisa que consigo dizer depois de ler textos francamente alarmistas como o colocado no site da ACAPOR que exclamam, qual reportagem da Fox News, coisas como:

800 lojas sucumbiram, 2 400 postos de trabalho desapareceram. Perante esta catástrofe social o Estado Português continua, qual avestruz, a fingir que nada se passa.

Ora vamos aqui clarificar uma coisa para quem acha que a pirataria é roubar ou que faz perder dinheiro: Meus amigos, só se pode perder dinheiro se já o tiveram em algum momento. Vendas não realizadas não são “percas”, quanto muito são potenciais lucros não obtidos o que é algo totalmente diferente.

Mas voltando à Dor e ao sofrimento invocado pela “catástrofe social” que a ACAPOR garante existir no nosso país eu pergunto: porque será que essas “800 lojas sucumbiram”? Será que foi mesmo por causa dos “Downloads ilegais” ou será que foi devido aos modelos de negócio desactualizados que procuravam explorar o consumidor numa era há muito desaparecida onde o acesso à informação e à cultura estava concentrado na mão de alguns.

E mais: “Downloads Ilegais” não existem meus amigos, o que existem é copias não autorizadas e nesse campo temos hoje um debate mundial sério sobre até que ponto se pode limitar os direitos dos indivíduos a copiar algo que adquirem. O direito à propriedade consagra o direito ao uso da mesma como o proprietário bem entender e isso tecnicamente devia incluir o direito à copia. A limitação deste direito através de tecnologias como o DRM ou de leis como o DMCA dos EUA vão contra os direitos fundamentais do Homem na minha modesta opinião e qualquer cidadão que defenda a democracia e a liberdade do individuo deve obviamente ser contra todo o tipo de leis e tecnologias que procurem limitar ou remover esses nossos direitos fundamentais.

Portanto eu faço aqui um apelo a todos os que me lêem e que concordam comigo: passem pelo site do Movimento por um Partido Pirata Português e colaborem da forma que vos for possível para o crescer desta voz em Portugal.

Este post vem como resposta a este apelo da ACAPOR.