Treme Treme

Lisboa, 17 de Dezembro de 2009, 1:37 da madrugada. É a esta hora que se fez sentir um sismo de intensidade 5.7 na escala de Richter em Portugal continental.

Eu devo dizer que quando começou achei que o comando da XBox que estava a segurar na altura estava com um Force Feedback bem mais forte do habitual… Claro que não demorou muito até eu notar que afinal não era o comando que estava a tremer mas sim a cadeira onde eu estava sentado bem como os moveis do quarto, algo que me levou a levantar bastante rapidamente e a enfiar-me debaixo da ombreira da porta… Querem o quê? Eu sou um covarde é o que é.

De resto a grande noticia da noite nem se pode dizer que seja o terramoto (que se fez sentir e de que maneira dos Algarves até ao Porto pelo que me dizem) mas sim o facto de os “old media” terem demorado até ás 2 da manhã para dar a noticia (tanto quanto sei foi a SIC Noticias a dar uma pequena nota no seu jornal das 2 da manhã). Em contrapartida no twitter foram precisos cerca de 15minutos para se saber os dados do mesmo via USGC e EMSC-CSEM. Outro facto curioso é que desde o momento 0 até à hora deste post o site do nosso instituto português de meteorologia esteve totalmente de rastos pela carga colocada sobre o mesmo. Acredito que fizesse sentido reforçar um pouco a capacidade informática do instituto para ser mais fácil informar os cidadãos em situações como estas. Um publico informado é um publico mais compreensivo para os esforços das autoridades e por muito optimista que seja esperar que a Internet (e a electricidade) continuem a funcionar num caso de sismo não deixa de ser relevante.