Coisas que eu uso nisso dos sites

Ou 25+ links úteis para web design.

Por nenhuma razão em especial achei que era uma ideia engraçada fazer uma pequena listagem de alguns sites que considero essenciais para o decorrer daquele que é o meu principal hobby e que eu não me importava nada que passasse a caminho profissional por muito suicida que dizer isso seja: Web Design/Development (ainda não percebi bem onde ando, algures no meio).

Desde javascript a css sem esquecer HTML5 e editores aqui vão algumas das ferramentas e recursos que eu pessoalmente gosto de usar para os meus projectos. Relembro que ao contrario de muito malta por ai eu não tenho um mac e tenho de me safar com Linux e Windows portanto não esperem encontrar aqui aplicações para mac.

E posto isto aqui vai a lista.

Ferramentas:

 
Aptana Studio
Aptana Studio – A minha IDE de eleição tanto para Javascript como para PHP.

Firebug
Firebug – Essencial para perceber porque é que aquele código não faz exactamente o que queremos.

Notepad++
Notepad++ – Um editor de texto leve mas muito poderoso para Windows (em linux uso o vim).

Sun VirtualBox
VirtualBox – Dá sempre jeito ter uma maquina virtual com IE6 à mão.

FileZilla
FileZilla – O melhor cliente FTP que usei até hoje, perfeito para quando a conta de hosting partilhada chata não suporta ssh.

Paint.Net
Paint.NET – Um editor de imagem para windows muito bom e gratuito (e dizem que até funciona via Mono em Linux).

Wampserver
Wampserver – Óptimo para testar as coisas em Windows.

Ferramentas Online:

 
Lorem Ipsum Generator
Lorem Ipsum Generator – Toda a gente conhece esta ferramenta usada para preencher espaços com texto para motivos de desenvolvimento e este site é uma excelente ajuda na tarefa de o gerar.

em Calculator
em Calculator – Uma ferramenta para ajudar a converter entre pixeis e ems.

BGPatterns
BGPatterns.com – Uma ferramenta para gerar padrões de fundo para usar em páginas web.

Fonts:

 
Font Squirrel
Font Squirrel – Um site que não só lista Fonts para uso comercial gratuito como gera o CSS necessario para as usar em páginas web (cortesia do CSS3 @font-face).

The League Of Movable Type
The League Of Movable Type – Outro excelente recurso para fonts open-source.

Icons:

 
Silk Icon Set
Silk Icon Set – Um set de icons 16x16px perfeitos para quem precisa de icons para um website e não tem jeito, tempo ou paciência para os fazer.

Silk Companion #1
Silk Companion #1 – Um pack de extras para o Silk Icon Set mencionado acima.

CSS:

 
Blueprint CSS
Blueprint CSS – Uma “Framework” grid-based para CSS. Não a costumo usar muito mas quando quero algo rápido é bastante produtiva.

Tripoli CSS
Tripoli CSS – Um CSS Reset em esteróides. Não só faz reset como adiciona alguns estilos default. Cuidado a usar pois por vezes é difícil fazer overwrite ao tripoli.

HTML5 CSS Reset
HTML5 CSS Reset – Um simples CSS Reset preparado para HTML5. Essencial para trabalhar com esta nova linguagem.

A CSS Sticky Footer
A CSS Sticky Footer – Uma das mais comuns dores de cabeça resolvida.

Javascript:

 
ie7-js
ie7-js – Um javascript que corrige vários pormenores da renderização de CSS no IE6,7 e 8.

IE6 Upgrade Warning
IE6 Upgrade Warning – Um pequeno javascript que mostra aos visitantes que usam o Internet Explorer 6 uma mensagem modal a explicar-lhes simpaticamente porque é que o browser deles é desactualizado e não suportado pelo vosso site. Notem que isto é MUITO intrusivo e seria muito melhor ideia fornecer aos utilizadores de ie6 um CSS mais rudimentar mas funcional (aka façam o que eu digo, não façam o que eu faço).

HTML5 Enabling Script
HTML5 Enabling Script – Um pequeno pedaço de javascript que é peça fundamental para activar o suporte HTML5 nas actuais versões do Internet Explorer (7,8).

PrototypeJS
Prototype – A minha biblioteca javascript de eleição. Porque é que a uso em vez de JQuery? Porque me apetece, porque tenho livros sobre ela e porque já a aprendi a usar mas acima de tudo é mesmo por causa da biblioteca abaixo (e porque ainda não olhei para a LibSAPO.js).

Script.aculo.us
Script.aculo.us – A gateway drug que me meteu a usar Prototype. Uma biblioteca de efeitos (principalmente visuais) para essa biblioteca de javascript.

Lightview
Lightview – Uma espécie de Lightbox em esteróides para Prototype mas que infelizmente não é compatível com a original mas isso resolve-se com umas linhas de código Prototype e um bocado de regex.

Inspiração e Recursos:

 
Smashing Magazine
Smashing Magazine – Este site tem-se mostrado simplesmente fantástico ultimamente. Há tempos perguntaram-me que sites eu seguia para me manter a par das tendências actuais e novas técnicas e eu fiquei muito embaraçado pois o único que me vinha à cabeça era este. Considero-o tão bom que se tornou o meu primeiro destino sempre que preciso de algo desde técnicas CSS até imagens para os meus trabalhos.

A List Apart
A List Apart – Um site que já cá anda há muitos anos e que tem muitos artigos interessantes sobre técnicas e abordagens ao Web Design. Praticamente já não precisa de apresentações na minha modesta opinião.

quirksmode
Quirksmode – Um excelente site com uma referencia muito boa sobre o estado do Javascript nos vários browsers existentes.