Formação Cívica

Durante uma conversa hoje cá por casa comecei a pensar nos comportamentos totalmente erráticos que inúmeros peões por esse país fora exibem constantemente e comecei a ponderar qual poderia ser a solução para evitar isto no futuro e a solução foi simples: Formação Cívica.

O meu raciocínio é simples de seguir: Os comportamentos de desrespeito pelo código da estrada por parte de muitos peões portugueses são fruto do desconhecimento do código pela parte da grande maioria deles logo a solução é ensinar o mesmo nos 9 anos de ensino obrigatório. A disciplina de Formação Cívica serve que nem gingas já que o próprio nome da mesma indica que deve servir para formar as crianças para serem cidadãos de pleno direito e uma vez que eu acredito que uma pessoa só se pode considerar cidadão de pleno direito se cumprir e respeitar as ordens impostas pelos seus pares temos uma combinação perfeita.

Uma consequência engraçada desta alteração é que se podia perder a obrigatoriedade de frequência ás aulas de código para tirar a carta de condução uma vez que a mesma já tinha sido obrigatoriamente estudada no percurso normal de ensino.

Outros conteúdos que, a meu ver, deviam fazer parte do currículo da disciplina de Formação Cívica são:

  • A Constituição Portuguesa pois, a meu ver, todos os cidadãos nacionais deviam ter pelo menos conhecimentos basicos da mesma por forma a conhecerem os seus direitos e deveres.
  • Os três poderes: Executivo, Judiciário e Legislativo e um olhar básico sobre como eles se dividem e como interagem entre si.

Não concordam comigo que uma disciplina de Formação Cívica com esta matéria seria muito mais interessante do que a actual que, de acordo com a minha irmã de 14 anos, é uma disciplina onde “se fazem uns inquéritos e uns debates”?