Grandes álbuns nacionais

Dei para mim a pensar quais seriam aqueles que para mim são os melhores álbuns nacionais que já tive o prazer de ouvir, e voltar a ouvir, e ouvir mais umas quantas vezes… A principio pensei que me estivesse a meter numa aventura complicada mas quando fui a ver tinha exactamente 5 álbuns que me vieram imediatamente à cabeça. Não foram 4, não foram 6 mas sim 5 álbuns certinhos.

Então aqui vai a lista:

5º: Silence 4 – Silence Becomes It
Um excelente álbum de estreia para uma banda que ainda hoje tenho pena não ter continuado. Os Silence 4 marcaram a musica nacional, eram francamente bons e ainda hoje musicas como o Borrow ou A Little Respect se mantém na memoria de muitos.

4º: GNR – Rock In Rio Douro
Os GNR fizeram muita coisa boa, marcaram muito a musica portuguesa mas este álbum é especial. É bom do principio ao fim e isso é uma coisa rara para qualquer banda. Toda a gente conhece o Sangue Oculto ou a Pronuncia do Norte e mais ainda o mítico Sub-16…

3º: David Fonseca – Dreams in Colour
O ultimo álbum do ex-vocalista dos Silence 4 é claramente um álbum que vai marcar a musica nacional. Muito mais animado do que era normal para o artista é sem duvida uma lufada de ar fresco no deserto que se tem vivido ultimamente na musica nacional. Serei o único a achar isto?

2º: Resistência – Ao Vivo No Armazém 22
Ainda eu nem andava na primaria quando isto apareceu mas é francamente bom. Eu sei que há gente que não gosta mas eu pessoalmente adoro o som da guitarra portuguesa e só tenho pena de não a ouvir mais. Será que não há ninguém em Portugal que consiga pegar nesse instrumento e fazer algo de inovador com ele?

1º: Kalashnikov – Oh Yeah Motherfuckers
1º: Rui Veloso – Os Mingos & Os Samurais

Não é por acaso que já falei deste álbum há uns anos atrás aqui no blog: este álbum marcou a minha infância gravado numa K7 que foi tocada até à exaustão nas viagens de FIAT Uno pela Estrada Nacional 8 para Mafra da minha infância (devo dizer que prefiro agora a A21, da parte da estrada não tenho cá saudades). Um excelente álbum duplo do pico da carreira do “pai do Rock Português”. Já não é CD original porque o primeiro foi roubado em conjunto com o leitor de CDs num assalto à casa na minha infância mas uns anos mais tarde foi re-adquirido como não podia deixar de ser.

E vocês? Quais são os vossos álbuns favoritos?