Winamp e Google Talk

Certamente que alguns ainda se lembram que eu sou um bocado fã desse velhinho player que dá pelo nome de Winamp (e que continuo a usar sempre que estou em windows) e outros sabem também que eu costumo utilizar o Google Talk.

Pois bem a verdade é que o cliente windows do Google Talk tem uma funcionalidade semelhante ao Windows Live Messenger que permite mostrar a musica que estamos a ouvir como mensagem de estado e há uns tempos atrás deparei com um bug na mesma: sempre que a ligava o cliente bloqueava assim que eu ligava o Winamp.

Na altura não encontrei nenhuma justificação nem solução mas hoje calhei a pesquisar sobre o assunto e deparei-me com a solução (fonte). Solução essa que vou passar a reproduzir aqui:
 

  • Ir a pasta onde foi instalado o Winamp (habitualmente “c:\program files\winamp”) e criar um ficheiro vazio chamado “winamp.m3u”. Reiniciar tanto o Google Talk como o Winamp e deve ficar tudo ok.


Agora a minha especulação sobre o porque deste bug: No antigo winamp 2 a playlist actual era guardada neste ficheiro durante a execução do programa mas desde o Winamp 5.3 (salvo erro) passou a existir suporte a múltiplos utilizadores (ou seja, os dados passaram a ser guardados em %APPDATA% em vez da pasta de instalação) logo o ficheiro em questão deixou de ser necessário e como tal qualquer pessoa que instale uma versão recente do programa nunca tem o ficheiro.

Aparentemente o cliente da Google procura este ficheiro durante a execução apesar de não o usar para obter a informação (uma vez que o ficheiro permanece vazio e não é usado pelo Winamp em si), provavelmente um modo de compatibilidade para as pessoas que não actualizaram para a versão mais recente do Winamp ou um pedaço de código esquecido durante uma das ultimas actualizações.

Mais uma vez deixo aqui uma nota na esperança de ser tão útil a outros como foi a mim.