Introduza o termo a pesquisar e clique Enter.

Cara lazyweb: DVB-C

Jul 08 04

Escrito por Luis Nabais @ 04/07/08 22:07 | 6 Comentários »

Meus caros leitores: alguém me sabe dizer se os tunners DVB-T permitem sintonizar canais cabo (ou seja, DVB-C)?

Mas mais importante ainda: caso não consigam será que as operadoras nacionais vão disponibilizar CableCards e afins para os seus clientes que queiram fazer HTPCs ou será que vamos ficar presos a Meo Boxes e afins?

pub:

6 Comentários

  1. Diogo Gomes

    05 de Julho de 2008 ás 00:39

    a utilizar Safari 525.20.1 em Mac OS X 10.5.4

    1. Nao… DVB-C é um standard relativamente diferente

    2. Nem penses nisso 🙂 o futuro em portugal ta visto ser o IPTV e nesse sentido o serviço será tendencionalmente atrav’es de pimped STB’s que custam menos q a assinatura mensal… Quanto muito podes esperar q a TV digital de sinal aberto nao use STB e possas usar o teu televisor com DVB-T receiver, mas quem quer so ver TV de sinal aberto 🙂 ?

  2. Tiago Farrajota

    05 de Julho de 2008 ás 11:57

    a utilizar Opera 9.50 em Windows XP

    com sorte nem no sinal terrestre vais conseguir utilizar o DVB-T da tua televisão, a maioria dos receptores incorporados nas TVs descodificam Mpeg2, em Portugal, como as emissões vão iniciar um bocado mais tarde do que no resto dos países civilizados, as emissões serão logo em Mpeg4.

    em relação aos standards, não são compativeis entre si, nem DVB-T, nem DVB-C, nem DVB-S.

  3. Joao Serra

    05 de Julho de 2008 ás 18:12

    a utilizar Debian IceWeasel 2.0.0.1 em Debian GNU/Linux

    O CableCard, ao contrario dos EUA sempre existiu, chama-se CAM (Conditional Acess Module), é uma PCMCIA parecida com o CableCard. Mas em vez de comprares uma CAM Nagravision(para TvCabo) ou uma CAM Seca(para MEO sat), podes instalar uma SoftCAM no MythTV/Freevo/MediaPortal/etc e através de um leitor standart de SmartCards RS232, metes lá o cartão de acesso da TvCabo/Meo que funciona na boa…

    PS-no caso do Meo é mesmo so por o cartao, no caso da tvcabo é preciso ler a chave RSA/boxkey que esta dentro da PowerBox, mas não é nada de muito complicado…

  4. Dextro

    06 de Julho de 2008 ás 11:06

    a utilizar Mozilla 1.9 em Linux

    @pbmoita @Diogo Gomes @Tiago Farrajota
    Obrigado pelas respostas, fiquei bastante esclarecido. 😀

    E eu não acredito que o futuro seja o IPTV considerando todas as limitações da tecnologia. Já conheço várias pessoas todas elas não-geek que desistiram do meo porque sentiram as limitações dessa mesma tecnologia (delays, limite do numero de televisões, etc). É verdade que com internet mais rapida isso pode ser atenuado mas sinceramente não acredito que o futuro da TV passe por aí.

    Outra questão que me deixa curioso é porque é que DVB-C e DVB-T não são compatíveis: existe alguma razão que limite a compatibilidade dos dois sinais ou foi apenas uma escolha de quem desenvolveu o standard?

    @Joao Serra
    É bom saber que no Meo é tão facil quanto comprar o leitor de coloca-lo no pc mas será que a PT oferece a opção de obter só o cartão ou obriga as pessoas a levarem a box também (e respectivos custos associados)?

  5. Tiago Farrajota

    06 de Julho de 2008 ás 11:31

    a utilizar Opera 9.50 em Windows XP

    @Dextro cartões só saem da PT com as respectivas boxes e têm de ser activados com o S/N do cartão e o S/N da box. no entanto, e ao contrário da TVcabo, não estão pareados e o cartão pode ser utilizado em qualquer receptor, como por exemplo num media center.

    a incompatibilidade entre DVB-C e DVB-T está relacionada com a modulação de cada sinal. como são formas de transmitir muito distintas, a modulação também tem de ser.