WPF vs Longhorn

Estava eu a navegar pela “serie de tubos” quando dei de caras com o velho video feito pela Microsoft para a apresentação do Longhorn em 2003 (para quem não o conheçe fica aqui o link para o youtube). Começei então a lembrar-me de alguns exemplos que tenho visto acerca das potencialidades da Windows Presentation Foundation (WPF) nomeadamente como estes ultimos se começam a aproximar dos concepts vistos naquele video que tanto na altura como ainda hoje deixam muita gente de boca aberta.

Deixo então um exemplo do que quero dizer (obtido através de uma pesquisa rapida no google):

Windows Presentation Foundation Example
(Carrega na imagem para aumentar)

Percebem o que eu quero dizer? Nota-se uma aproximação no estilo global das aplicações com aquilo que se vislumbrava no video de 2003 (com as devidas actualizações estéticas como seria de esperar com estes anos de diferença).

Será que no proximo windows (o chamado “Windows 7”) teremos um interfaçe mais proximo daqueles exemplos ou teremos mais uma desilução como no Windows Vista? Ainda é cedo para saber a resposta mas eu espero sériamente que a Microsoft dê mais atenção á uniformização do aspecto no seu proximo sistema operativo.