Web Apps: Moda ou Futuro


Isso no entanto lembra-me uma frase de um amigo meu: As maquinas de desktop habituais hoje em dia possuem amplas capacidades de processamento que são desperdiçadas em actos simples como navegar paginas Web ou ver mails, não deveríamos passar mais processamento para elas? Ao inicio fiquei céptico quanto a esta pergunta mas agora tenho de concordar: sim, devíamos passar mais processamento para a maquina do utilizador mas optando pelo caminho das Web apps não estamos a fazer precisamente o contrario? Não estamos nós a carregar ainda mais os servidores passando de uma Web maioritariamente estática para uma Web interactiva?

Não quero com isto dizer que devíamos voltar á Web do século passado com páginas estáticas e falta de interactividade, antes pelo contrário, mas devemos começar a ponderar seriamente se não estamos a viver um período de euforia com a Web. Não estaremos a depender demais dela?

Aquando do meu primeiro modem de 56Kbps, há uns idos anos atrás, lembro-me de ir á Web esporadicamente para jogar uns jogos ou ir conversar um bocado no mIRC. Hoje? Hoje blogo, participo em e trato de gerir fóruns, uso o last.fm para descobrir nova música, aprendo novas línguas, linguagens de programação e fico mais atento do que se passa no meu país e no mundo nos muitos sites e blogs…

Entretenimento, trabalho, comunicação, arte… A Web tem tudo, é cada vez mais difícil imaginar um mundo sem a ligação constante quer á Web quer á rede telefónica via Telemóvel (e consequentemente á Web que finalmente se torna acessível em formato móvel) e no entanto nem 10 anos se passaram desde que me liguei a este novo mundo.

Estamos a viver uma revolução, uma revolução da comunicação fomentada pela internet e pelo seu crescimento: a mais avançada forma de comunicação, crescendo de forma quase viral e impedindo quase todas as medidas de censura que se tentem aplicar sobre ela e no entanto como é fácil manipula-la para propósito de alguém, como é fácil influenciar opiniões a uma escala global, como esta entrada que começou por analisar as Web Apps e o seu contributo para a evolução da Web me levou a uma dissertação sobre a sua influência na evolução da humanidade.

Concluindo então antes de me alongar mais: será que estamos hoje a voar em direcção ao Sol? Ou estamos apenas em caminho ao fim do arco-íris? Cairemos de asas queimadas como um qualquer Ícaro ou conseguiremos encontrar o pote de ouro? Vivemos hoje outro momento semelhante ao que antecedeu o rebentamento da bolha das dotCom ou viveremos mesmo um momento de prosperidade sustentado e sem precedentes na história da Internet (e quiçá da humanidade)? É esta a pergunta que eu gostaria de ver respondida.