Web Apps: Moda ou Futuro

Quantos de nós não usamos um qualquer serviço de webmail como o hotmail ou o gmail desde que nos aventuramos pelas primeiras vezes no mundo da web? Quantos de nós não estamos já habituados a ferramentas como o google reader? Certamente que a grande maioria de vocês se revê nestas palavras no entanto serão as chamadas “web apps” o futuro da informática? Ao ver na Web “aplicações” como o Google Docs começo a interrogar-me se as Web apps serão mesmo o futuro ou se são apenas uma moda.

Deixem-me então dissecar os prós e contras de cada uma das soluções. Dum lado as novíssimas aplicações Web based como o Google Docs ou até mesmo o Ulteo (a “distro Linux” Web based) e do outro as velhas aplicações como o OpenOffice.org ou um Ubuntu.

Por um lado as Web apps permitem-nos abstrair todos os problemas de configurações e upgrades que tanto afligem as contrapartes locais mas a que custo? Os nossos ficheiros ficam muitas vezes guardados num servidor alheio sobre o qual não temos controlo. Isto pode ser positivo uma vez que permite uma maior segurança no que toca a possíveis problemas de perca de dados mas coloca a tão importante questão da privacidade que não se coloca tanto num computador caseiro.

Outro dos problemas é a possível impossibilidade de migrar os dados para outro serviço caso aquele seja descontinuado. Situações como estas são atenuadas no Google Docs por exemplo ao utilizar padrões como o OpenDocument Format (ODF) no entanto ninguém assegura que será assim para todos os serviços online.

Outra questão são as interfaces. Ajax, Flash, Java… Sem duvida que permitem criar excelentes interfaces mas permitirão elas um acesso ao seu publico alvo daqui a 3 anos? A Web está em constante mudança e evolução bem como os Browsers que possibilitam o acesso a esta mas por outro lado um PC com um sistema operativo e aplicações de há 10 anos atrás pode continuar a servir o seu propósito mesmo que a Web desapareça já amanhã.

Eu próprio sou um utilizador de aplicações como o Google Reader, rendo-me á sua utilidade já que não disponho de nenhum método fiável de aceder á minha lista de feeds a partir de qualquer dispositivo em qualquer lugar, essa sim uma enorme vantagem das Web Apps.

Porém ao ver projectos como o Ulteo começo a ponderar se não existirá um pouco de exagero nas aplicações que se desenvolvem. Qual será a utilidade de abrir um browser para ir a um website fazer login num sistema operativo remoto onde se pode abrir um browser para ir navegar na Web, trabalhar no openoffice, etc? Não serão isto apenas correr algo num browser simplesmente porque se pode?

Por outro lado temos novidades como o Jaxter da Aptana que prometem simplificar em parte o processo de utilização do Ajax passando para o servidor partes do código que anteriormente corria exclusivamente na máquina do utilizador.