Os 45nm chegaram

E que bela pontaria que os malandros tiveram, não é que aparecem logo três dias depois de eu encomendar o meu processador novo? (um Pentium Dual Core E2480 já agora.)

Pois bem a Intel anunciou na CES em Las Vegas a sua nova gama de processadores baseada no processo de fabrico de 45nm. A informação chegou-me via Tom’s Hardware e ficamos a saber que as velocidades dos novos chips se vão situar entre 2,50 e os 3,16Ghz de frequência o que não é um grande aumento. Por outro lado a Intel destaca o novo conjunto de instruções SSE4 como a grande novidade bem como o aumento da cache L2 para valores entre 6 e 12MB bem como a estreia das novas velocidades de 1333MT/s no Front Side Bus. Quanto aos preços parecem bastante competitivos com o valor mais baixo a situar-se nos 163 dólares (o que certamente se traduzirá em algo semelhante a 165€ por cá).

Depois de tanto tempo a falar desta mudança do processo de fabrico ela finalmente chegou e agora só falta saber como se vão comportar em relação á geração anterior de 60nm (e consequentemente saber se valem a pena a diferença). Eu só fico feliz por ter poupado agora no processador e apostado na motherboard para eventualmente efectuar o upgrade para um destes bichos.

  • Luis Nabais | 2008/01/07 - 16:11

Categorias