Blackle: como a informação errada se espalha

É engraçado, eu vi o Blackle há já varios meses correctamente reportado como um projecto que afirmava que se o google fosse preto poupava um x numero de Kilowatts por hora ou algo semelhante. Na noticia original ficava relativamente claro que era um projecto feito por terceiros usando o google custom search (tal como se vê abrindo o site).

Com o passar do tempo o site foi passando pelos diversos blogs e foruns da internet e a cada passagem foi ficando mais tenué a noção de que aquilo não era um projecto oficial do google… na realidade poucos dias depois das mensagens originais já toda a gente dizia que a google tinha feito uma versão preta do seu motor de busca, algo que é obviamente uma falsidade.

Não digo com isto que anda por aí alguém a mentir de má fé, isto é apenas um exemplo tradicional do jogo do “passa ao próximo” que se jogava nas escolhas primarias onde se passava uma mensagem por um circulo de pessoas, ouvido a ouvido, até a mensagem chegar ao fim e ser bem diferente da inicial. “Quem conta um conto acrescenta um ponto” diz o ditado e este é um excelente exemplo disso.

E a que proposito vem isto? Vem a propósito do Tek.sapo.pt ter publicado uma noticia sobre o site onde mais uma vez se cai no erro de dizer “o google lançou”… E no caso de um site como o tek.sapo.pt não há desculpa, isto é um site noticioso como tal era de bom tom que verificassem as fontes das suas noticias ainda para mais neste caso onde bastava abrir a pagina em questão para ver os creditos existentes no fundo da página.

Agora a questão: com a má qualidade dos artigos de técnologia que o telejornal da SIC teima em passar quanto tempo demorará até esta noticia apareçer por lá?

  • Luis Nabais | 2007/08/29 - 18:14

Categorias